Volkswagen o primeiro fabricante de grande volume a atualizar regularmente o software nos veículos

A Volkswagen está a dar o próximo grande passo para se tornar um fornecedor de mobilidade orientada por software: a partir deste Verão, a marca enviará regularmente atualizações de software “Over-the-Air” para modelos da sua família ID.. Isto faz da Volkswagen o primeiro e único fabricante de grandes volumes a disponibilizar esta tecnologia inovadora aos seus clientes numa base ampla. O primeiro modelo a beneficiar da tecnologia é o ID.3 : a última versão de software “ID.Software2.3” será entregue aos clientes do “First Movers Club” através de transferência móvel de dados em julho de 2021. A atualização inclui ajustes e melhorias nas operações, desempenho e conforto. As atualizações para todos os clientes ID.3, ID.4  e ID.4 GTX  seguir-se-ão gradualmente. No futuro, a Volkswagen atualizará o software nos seus automóveis ID. de doze em doze semanas.

Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen, destaca, “A Volkswagen está a subir uma velocidade quando se trata de digitalização. Após o lançamento bem sucedido da nossa família ID. totalmente elétrica, estamos mais uma vez a liderar o movimento: a marca está a criar uma experiência de cliente totalmente nova, digital, com novas funções e maior conforto – de doze em doze semanas. Isto faz de nós o primeiro fabricante de alto volume a fornecer regularmente extensas atualizações “Over-the-Air”. Este é um marco importante na implementação da nossa estratégia ACCELERATE, que está a preparar a Volkswagen para a mobilidade digital conectada do futuro”.

As atualizações de software são entregues através de transferência móvel de dados, diretamente para os computadores centrais de alto desempenho nos modelos ID. (In Car Application Server, ICAS para abreviar). No caso de automóveis baseados na moderna plataforma MEB, estes assumem funções que anteriormente eram distribuídas por uma série de unidades de controlo em gerações anteriores de veículos. A nova arquitetura eletrónica não só é mais potente e inteligente como também simplifica o intercâmbio de dados e funções entre os sistemas do automóvel. Isto torna possível alcançar e atualizar até 35 unidades de controlo através das atualizações “Over-the-Air”.

O foco está sempre nos clientes com a ID. Digital

“Os automóveis que têm sempre o mais recente software a bordo e oferecem uma excelente experiência digital ao cliente são extremamente importantes para o sucesso futuro da marca Volkswagen”, disse Thomas Ulbrich, membro do Conselho de Gestão para o Desenvolvimento da Volkswagen. “Estabelecemos a unidade de projeto ágil ID. Digital especificamente para nos permitir a atualização contínua do software no carro. Como tal, somos capazes de recolher rapidamente o feedback dos clientes e reagir de forma flexível às suas necessidades. Isto significa que os modelos ID. permanecem constantemente atualizados após a entrega, e os carros dos clientes conservam melhor o seu valor”.

A força motriz por detrás da digitalização da marca é a estreita cooperação entre a ID. Digital e a CARIAD, a organização de software automóvel do Grupo Volkswagen. Esta colaboração faz com que haja uma riqueza de conhecimentos a nível de software. A marca beneficia da influência da empresa, ao mesmo tempo que utiliza a velocidade e agilidade da empresa de software CARIAD. “As atualizações “Over-the-Air” são uma funcionalidade central do automóvel digital ligado”, afirma Dirk Hilgenberg, CEO da CARIAD. “Elas tornar-se-ão a norma para os clientes – tal como descarregar o mais recente sistema operativo ou aplicações no seu smartphone”.

Modelo de negócio 2.0: o futuro da mobilidade

Com as atualizações do software “Over-the-Air”, a marca Volkswagen está a lançar as bases para novos modelos de negócio – tal como estabelecido na estratégia ACCELERATE. No futuro, os clientes já não precisarão de decidir sobre as funções do seu carro quando comprarem o carro – ou qual a configuração que fará com que o valor de revenda seja mais elevado. Isto porque o hardware será, em grande medida, normalizado. No futuro, funções adicionais e tecnologia inovadora poderão ser acrescentadas mais tarde através de atualizações de software.

#anecrarevista #volkswagen  #volkswagenautoeuropa #anecra #atualidade