Portugal é o único país dos 27 da União Europeia sem revisão em alta da previsão de crescimento para este ano

A quarta vaga da pandemia que atinge o país, e sobretudo a região da Grande Lisboa, obrigou a Comissão Europeia a recalcular as suas previsões para a economia portuguesa. A situação é grave e Portugal acabou por ser, juntamente com a Finlândia, o único país dos 27 da União Europeia a não ser premiado com uma revisão em alta da previsão de crescimento para este ano. De acordo com os cálculos, 1,5 mil milhões de euros é quanto terá já custado a quarta vaga à economia portuguesa. Por outro lado, o Estado português aumentou em 22% as receitas por multas de trânsito desde o início do ano até maio face a período homólogo, apesar da redução da mobilidade que se verificou devido ao confinamento. Esta foi, de resto, a única receita não fiscal a subir em 2021.

À escala mais macroeconómica, a taxa de emprego nos países da OCDE ainda vai estar abaixo dos níveis pré-pandemia no final de 2022. O alerta foi dado pela organização no seu “Employment Outlook 2021”, que indica ainda que, no ano passado, perderam-se cerca de 22 milhões de empregos face a 2019 e 114 milhões em todo o mundo.

Por seu lado, um estudo da Associação Lisbonense de Proprietários revelou que quatro em cada dez associados tinham rendas de imóveis em atraso no início de junho, dos quais 18,3% tem mais de meio ano por receber. Os dados indicam ainda que os atrasos são “uma situação crónica do estado da justiça em matéria de arrendamento, mas muito agravada pela pandemia e pelas moratórias de suspensão de denúncias e despejos”.

Fonte: Auto Aftermarket News

#covid19 #anecrarevista #acea #anecra #afia #associçãodefabricantesparaaindústriaautomóvel