Grupo Volkswagen está pronto para liderar o mundo da mobilidade autónoma elétrica

A Volkswagen apresentou o seu plano para transformar o Grupo numa empresa de mobilidade orientada por software, com um forte foco nas suas marcas poderosas e plataformas tecnológicas globais, proporcionando sinergias e escala, bem como a abertura de novas fontes de lucro. “Estabelecemos um objetivo estratégico para nos tornarmos líderes do mercado global de veículos elétricos – e estamos no bom caminho. Agora estamos a estabelecer novos parâmetros”, disse o CEO Herbert Diess durante a apresentação do NEW AUTO, a estratégia do Grupo até 2030. “Com base em software, a próxima mudança muito mais radical será a transição para veículos mais seguros, inteligentes e finalmente autónomos. Isto significa que para nós a Tecnologia, velocidade e escala serão mais importantes do que até agora. O futuro dos automóveis será brilhante!”

O Grupo Volkswagen está a estabelecer novas prioridades para aproveitar as oportunidades decorrentes da era elétrica e digital da mobilidade, com a sustentabilidade e descarbonização como partes integrantes da sua nova estratégia. Até 2030, o Grupo planeia reduzir a sua pegada de carbono por carro em 30% ao longo do seu ciclo de vida (vs. 2018), em conformidade com o Acordo de Paris. No mesmo período de tempo, a quota de veículos elétricos a bateria deverá aumentar para 50%, enquanto que em 2040, quase 100% de todos os novos veículos do Grupo nos principais mercados deverão ser de emissão zero. Até 2050, o mais tardar, o Grupo pretende operar totalmente neutro do ponto de vista climático.

Prevê-se que os lucros e as reservas de receitas passem gradualmente dos veículos com motor de combustão interna (ICE) para os veículos elétricos a bateria (BEV) e depois para o software e serviços, impulsionados pela condução autónoma. O mercado ICE deverá diminuir mais de 20% ao longo dos próximos 10 anos. Em paralelo, prevê-se que os BEV cresçam rapidamente e ultrapassem os ICE como tecnologia líder. Com uma estimativa de 1,2 triliões de euros, até 2030, as vendas de software podem acrescentar cerca de um terço às vendas esperadas de BEV e ICE, mais do que duplicando o mercado global de mobilidade de cerca de 2 triliões de euros atuais para uma projeção de 5 triliões de euros. Espera-se que a mobilidade individual, baseada em automóveis, ainda represente 85% do mercado e do negócio da Volkswagen.

Uma margem robusta no negócio ICE, gerando fortes fluxos de caixa, irá financiar e acelerar a mudança para BEVs. Espera-se que uma subida disciplinada e impulsionada por sinergias de custos mais baixos com baterias e fábricas, assim como por um aumento de escala, melhorem as margens dos BEV. Custos mais elevados de CO2/Euro 7 e desvantagens fiscais irão provavelmente reduzir ainda mais as margens dos ICE. Globalmente, a paridade das margens deverá ser atingida nos próximos dois a três anos.

Para refletir a sua nova abordagem estratégica, o Grupo Volkswagen aumentou o nível de ambição para o retorno operacional das vendas em 2025: O Grupo aumentou o intervalo original de 7-8% para 8-9% como a base para a sua Ronda de Planeamento 70, em novembro de 2021.

“Pretendemos instalar plataformas líderes da indústria através de marcas fortes, para podermos ter mais escala e capturar ainda mais sinergias no futuro”, disse o CFO Arno Antlitz. “Vamos escalar as nossas plataformas BEV, vamos desenvolver uma pilha de software automóvel líder. E vamos continuar a investir na condução autónoma e em serviços de mobilidade. Durante esta transição, o nosso robusto negócio ICE ajudará a gerar os lucros e fluxos de caixa para o fazer”.

A Volkswagen já reservou 73 mil milhões de euros para tecnologias futuras entre 2021 e 2025, representando 50% do total dos investimentos. A parte dos investimentos na eletrificação e na digitalização será ainda mais reforçada. O Grupo continuará também a aumentar a eficiência e está no bom caminho para cumprir o seu programa de redução de custos fixos de 5% que estabeleceu para os próximos dois anos. A Volkswagen está também empenhada em reduzir os custos de material em mais 7% e está a otimizar o seu negócio ICE com menos modelos e uma melhor combinação de preços.

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #atualidade #sustentabilidade #eficienciaenergetica