Carnext torna-se empresa independente da LeasePlan

A CarNext, a até aqui divisão da LeasePlan dedicada à venda online de carros usados provenientes da gestora de frota, tornou-se numa empresa independente da locadora.

O spin-off foi precedido de uma ronda de financiamento num total de 400 milhões de euros, maioritariamente provenientes de fundos de investimento europeus e chineses. Este valor é destinado a financiar a próxima fase da CarNext.

A LeasePlan é igualmente propriedade de um fundo de investimento, depois de, em julho de 2015, ter sido vendida pela Global Mobility Holding, uma joint venture entre a Volkswagen e a Fleet Investments (transação concluída em março de 2016, após aprovação do regulador europeu).

Esse fundo de investimento é liderado pela TDR Capital, subsidiária da Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), GIC, PGGM, ATP e Goldman Sachs Asset Management.

Sophie Krishnan, nomeada CEO da Carnext, mostra-se entusiasmada por se juntar à empresa:

“A CarNext é uma das primeiras empresas a digitalizar e a transformar a forma como os consumidores e compradores profissionais adquirem um carro usado online e está a crescer a um ritmo líder na Europa. Com a equipa da CarNext e o apoio da TDR, continuaremos a criar uma experiência extraordinária para permitir aos clientes encontrarem o carro que sempre desejaram. O meu foco imediato é acelerar o crescimento da empresa.”

Um acordo de longo prazo garante à CarNext continuar a receber anualmente 300 mil carros usados, para poder comercializar através da sua rede europeia.

Tex Gunning, CEO da LeasePlan, justifica o negócio:

“A LeasePlan continuará focada no que fazemos de melhor: liderar o negócio do aluguer de veículos através de assinatura, apoiada por um parceiro líder do sector de ‘remarketing’. Estou orgulhoso do modelo de negócio totalmente digital que construímos na CarNext e desejo muito sucesso aos nossos parceiros”.

Em 2020, a CarNext foi responsável pela comercialização de cerca de 240 mil veículos usados: 40 mil carros diretamente ao consumidor e 200 mil automóveis através da sua plataforma de leilões digitais B2B.

Está presente em 22 mercados, incluindo os sete maiores a nível europeu.

O mercado europeu de carros usados tem um valor estimado em 400 mil milhões de euros.

Quem é Sophie Krishnan?

A nova CEO da CarNext é francesa e ingressou na empresa em julho de 2021, depois de passar pela WorldRemit, uma empresa de  pagamentos digitais de rápido crescimento, onde desempenhava as funções de diretora de operações (COO).

Antes disso, Sophie Krishnan trabalhou na Trainline e na Expedia, onde ocupou cargos executivos nas áreas de produto, marketing e crescimento.

Thibaut Large, partner da TDR, explica a escolha da nova CEO da Carnext:

“A experiência de Sophie na expansão e crescimento de negócios digitais, a profunda experiência em escalabilidade na Europa e nos Estados Unidos e o sólido histórico operacional

Fonte: Fleet Magazine

#anecrarevista #mercadousados #anecra #atualidade #comprarcarro #leaseplan