Elétrico, híbrido ou motor de combustão: qual a melhor opção?

Foi comparado os custos de cinco automóveis, para particulares, analisando-os por Total Cost of Ownership (TCO), utilizando simuladores FleetData.

O TCO analisa os custos reais de utilização de um automóvel e permite, a quem pretende comprar uma viatura, calcular previamente o impacto financeiro que esse veículo irá causar, durante o período em que for proprietário.

“Utilizámos cinco versões do mesmo modelo: Volkswagen Golf 1.4 TSI 245 GTE+ 5p 7DSG – Hybrid: Gasolina/Plug In; Volkswagen Golf 1.5 eTSI 150 R-Line 5p DSG – Mild Hybrid: Petrol/Electric; Volkswagen Golf 2.0 TDI 150 R-Line 5p DSG – Diesel; Volkswagen ID.3 150 55KWh Style (Pure Performance) – Electric; Volkswagen ID.3 204 62KWh Tech – Electric”.

“Os cálculos foram feitos para um período de quatro anos e 100 mil km. O TCO tem em conta todos os fatores com impacto financeiro como: preço de compra em novo, depreciação sofrida pelos automóveis ao longo do tempo, obrigações fiscais, evolução do PIB ou a taxa de inflação, entre outros”, explica a FleetData.

“Incluímos também os custos previstos de manutenção, pneus e combustível. Nos veículos híbridos considerámos: 1/3 dos quilómetros a eletricidade e 2/3 a combustão, para o cálculo das despesas em combustível”, sublinha.

Existem incentivos fiscais para quem adquirir veículos elétricos, como a isenção do IUC. Desta forma, comprar elétrico pode permitir alguma poupança após a aquisição. Ao fim dos 4 anos, o veículo a Diesel terá pago 900 euros de IUC, os híbridos 549 euros cada um, enquanto os elétricos terão pago zero.

“Feitas as contas, quais são os modelos que saem mais caros ao fim dos 4 anos? Segundo a estimativa por TCO, os menos rentáveis são os veículos mild hybrid petrol/electric e o automóvel a diesel, ambos com um custo por 100 km superior a 39 euros. A versão Golf 1.4 TSI 245 GTE+ 5p 7DSG- Hybrid: Gasolina/Plug In também não se torna assim tão vantajosa: 34 euros por 100 km”, acrescenta a mesma fonte.

“Considerando todos os fatores envolvidos no custo dos veículos, desde o momento da compra até ter passado um período de quatro anos (nos quais estimámos que a viatura terá feito 100 mil km), as versões elétricas são claramente as mais económicas, com custos por 100 km entre os 28 e os 31 euros! Se pretende investir num carro elétrico e vender o seu automóvel com motor a combustão, saiba que alguns destes veículos têm vindo a desvalorizar”, remata a empresa.

Para saber qual o valor atual do seu automóvel com motor a combustão, consulte o simulador do avaliarcarro no nosso site.

Fonte: FleetData e Motor24

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