Via Verde Electric liga carros elétricos a Espanha

O Via Verde Electric está disponível no concelho de Estremoz com quatro postos de carregamento elétrico ultrarrápidos, algo que permite encurtar a distância com Espanha para os veículos elétricos. Em parceria com a Brisa, a Via Verde instalou postos da Ionity e da Cepsa na A6 – Autoestrada Marateca/Caia.

Os postos de carregamento ultrarrápidos que estão instalados nas duas áreas de serviço de Estremoz encontram-se a menos de 60 quilómetros do fim da autoestrada que liga Portugal a Espanha. Esta é uma localização estratégia que permite que os condutores de carros elétricos cruzem a fronteira com Espanha com bateria.

De acordo com a Brisa, “trata-se dos primeiros postos de carregamento elétrico nesta autoestrada que, até ao final do ano, terá 12 postos de carregamento elétrico instalados nas áreas de serviço de Vendas Novas, em parceria com a EDP Comercial e a Repsol, e nas áreas de serviço de Montemor, em parceria com a Galp Electric.

“Alimentados com energia 100% renovável fornecida pela Cepsa, e com uma potência de 350 kW, estes carregadores produzidos pela Ionity estão entre os mais potentes do mercado e ajustam-se automaticamente à capacidade das baterias dos carros elétricos. Permitem um carregamento rápido e sem perda de tempo de viagem, estando disponíveis 24 horas por dia. Os carregadores da Ionity são compostos por tomadas do modelo standard europeu, utilizado pelos carros elétricos atuais e futuros”, revela a Brisa em comunicado.

Atualmente, a rede de autoestradas da Brisa dispõe de 27 carregadores elétricos, nos quais se incluem os rápidos e ultrarrápidos que integram a Via Verde Electric: A1 – Autoestrada do Norte: Aveiras, Santarém, Leiria, Pombal, Mealhada e Antuã; A2 – Autoestrada do Sul: Palmela, Alcácer do Sal, Aljustrel e Almodôvar; A3 – Autoestrada Porto/Valença: Barcelos e A6 – Autoestrada Marateca/Caia: Estremoz.

“Com o Via Verde Electric, a Brisa dá um contributo importante na promoção para a transição energética no setor da mobilidade e assume o seu papel como operador de mobilidade sustentável, com soluções ambientais que visam diminuir as emissões de carbono na sua extensa rede de autoestradas, em conjunto com os seus parceiros”, adianta a empresa.

Até ao fim do ano, a Via Verde Electric pretende ser composta por 82 postos de carregamento elétrico instalados em 21 áreas de serviço situadas nas autoestradas.

Fonte: Jornal Económico

#anecrarevista #anecra #carregamentoelétrico #veículoselétricos #atualidade #carregamentoelétrico #veículoselétricos #mobie #mobilidadeeletrica #redemobie #mapapostoscarregamento #ViaVerdeElectric #MobilidadeElétrica #Sustentabilidade #futuro #veiculoseletricos