MOBI.E vai ter nova plataforma de gestão da rede de carregamento

A MOBI.E lançou um concurso público internacional para o desenvolvimento e implementação de uma nova plataforma de gestão da rede de carregamento elétrico. O anúncio, já publicado em Diário da República, prevê também a contratação de serviços de gestão e manutenção, num investimento total de 1,8 milhões de euros durante 3 anos, cofinanciado pelo POSEUR.

O objetivo é tornar a gestão da rede Mobi.E mais eficiente tendo em conta o rápido crescimento da rede de carregamento de veículos elétricos em Portugal e na Europa, e dar-lhe capacidade de absorver o crescimento esperado na utilização nos próximos anos.

A expectativa é de que a nova plataforma venha substituir a atual em 2023, com impacto mínimo para Comercializadores de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME), Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) e Detentores de Pontos de Carregamento (DPC).

Para o presidente da MOBI.E, Luís Barroso, este concurso “espelha a importância do crescimento da rede para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pelo Governo”, reforçando “a importância do papel da Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica, no respeito pelas características que estiveram na base da criação do modelo: centralidade no utilizador através do acesso universal, já que o utilizador, ao ter acesso a um ponto, tem acesso a todos os mais de 3.900 pontos que constituem uma rede em franco crescimento”.

Fonte: ECO

#anecrarevista #maismobilidade #anecra #carregamentoelétrico #veículoselétricos #mobilidadeurbana #mobie #mobilidadeeletrica #redemobie #mapapostoscarregamento