Bridgestone em parceria com a Lamborghini para desenvolver o Potenza Race

A Bridgestone foi selecionada como fornecedor exclusivo de pneus para o novo Lamborghini Huracán STO, o superdesportivo de luxo do fabricante italiano. Além dos pneus Bridgestone Potenza Sport desenvolvidos em exclusivo, o Lamborghini Huracán STO pode agora também ser equipado com pneus Bridgestone Potenza Race semi-slicks feitos à medida. Estes pneus Potenza Race oferecem uma excelente aderência em seco para tempos por volta excecionais, conferindo uma condução fiável a curvar e travar, dentro e fora da pista.

Verdadeira alta performance

Os pneus Bridgestone Potenza Race desenvolvidos à medida, foram concebidos para melhorar as incríveis capacidades do Lamborghini Huracán STO e deixar os condutores experienciarem o elevado desempenho deste carro. Com base na longa herança da Bridgestone em corridas de Fórmula 1 e veículos de alta performance, o pneu Potenza Race semi-slick foi feito à medida pela primeira vez para o Lamborghini Huracán STO. Como tal, o piso do pneu tem listas com as cores do tricolor italiano – um detalhe para o facto de tanto o pneu como o veículo terem sido concebidos em Itália – e apresenta as marcas distintivas da Lamborghini.

O pneu Bridgestone Potenza Race feito à medida promete uma excelente aderência em seco, graças a um composto de piso otimizado; um desenho de piso e perfil de pneu desportivo, o que aumenta a aderência e a manobrabilidade em condições secas. Proporciona um desempenho duradouro na pista e uma excelente capacidade de tempo por volta – resultado de uma área de contacto no solo maximizada, e uma distribuição uniforme da pressão, o que melhora o desempenho na travagem e em curva. Com um desenho de carcaça que permite um elevado desempenho em estradas normais, o pneu é projetado tanto para a estrada como para a pista.

O desenvolvimento do Bridgestone Potenza Race teve como base as tecnologias inovadoras de modelação e simulação virtual, utilizadas em produtos de elevado desempenho, que permitem desenvolver e testar uma réplica digital de um pneu. Neste projeto, a conceção e simulação virtual permitiram à Bridgestone e à Lamborghini encontrar a combinação ideal para o Huracán STO maximizando a área de contacto do pneu e distribuindo a pressão uniformemente no solo, sob as mais severas condições, a curvar, travar e em aceleração.

A utilização desta tecnologia garantiu que o período de desenvolvimento de pneus para o Huracán STO fosse reduzido1, oferecendo ao mesmo tempo uma maior flexibilidade. O ambiente virtual permite testar mais variantes de um determinado pneu, graças à velocidade extrema de modificação da réplica digital do pneu e submetê-lo imediatamente a um teste subjetivo no simulador de condução, o que acaba por reduzir o tempo de lançamento do veículo no mercado. A utilização de tecnologias virtuais também assegura que o pneu escolhido é o pneu ideal, uma vez que muitas alternativas foram avaliadas durante o desenvolvimento e ajuda a proporcionar vários benefícios ambientais: tanto a utilização de recursos naturais como as emissões de CO2 são reduzidas, uma vez que é necessário construir menos protótipos de pneus e assim é reduzido o número de testes.

Fornecedor exclusivo de pneus

Desenvolvidos e fabricados na Europa, os pneus Bridgestone Potenza Race de engenharia personalizada, estão agora disponíveis como equipamento opcional no Huracán STO da Lamborghini. Em alternativa, o Lamborghini Huracán STO está também disponível com pneus Bridgestone Potenza Sport redesenhados em exclusivo para maximizar o elevado desempenho deste super desportivo em estrada.

Steven De Bock, Vice-Presidente da EMIA da área de Produtos de Consumo de Reposição e EO, afirmou: “É brilhante voltar a colaborar com a Lamborghini, especialmente como único fornecedor de pneus para o incrível Huracán STO. Já lançámos orgulhosamente os nossos pneus Potenza Sport exclusivos para este veículo e agora estamos entusiasmados por fornecer o Potenza Race especificamente para os frequentadores de pista e entusiastas de alta performance. Ambos os pneus maximizam as impressionantes capacidades deste veículo de formas diferentes; tenho orgulho em falar em nome de uma equipa capaz de fornecer este nível de detalhe e segurança aos clientes Lamborghini”.

“”Estamos satisfeitos por termos escolhido novamente a Bridgestone para desenvolver dois pneus especificamente para o Huracán STO: primeiro o Potenza Sport e agora o Potenza Race”, disse Maurizio Reggiani, Diretor Técnico da Lamborghini. ” Estas duas opções da Bridgestone feitas à medida sincronizam-se perfeitamente com as capacidades dinâmicas inatas do Huracán STO, fornecendo aos condutores um pneu que responde perfeitamente numa variedade de configurações de desempenho e que maximiza as capacidades do nosso superdesportivo tanto na estrada como na pista”.

#anecrarevista #anecra #pneus #atualidade #Bridgestone #bridgestonetires