Embraiagem | Como funciona, sinais de desgaste e como prologar o seu tempo de vida

A embraiagem automóvel destina-se à interrupção e à transmissão de força entre o motor e a caixa de velocidades. Estes dois estados são necessários para o funcionamento automóvel, em particular durante o arranque e aquando de uma mudança entre velocidades. Além disso, a embraiagem possibilita uma compensação das rotações entre o motor e a caixa de velocidades.

Na maioria dos casos a embraiagem automóvel é basicamente composta por três discos metálicos encaixados entre si e funciona por fricção. O volante bimassa está ligado à cambota, o prato de pressão está ligado ao volante bimassa através de parafusos. Estes dois componentes giram com a cambota. No espaço que existe entre eles, encontra-se o disco de embraiagem. Este disco está por sua vez diretamente ligado ao eixo de entrada da caixa de velocidades.

A distância entre o volante bimassa e o prato de pressão é variável e depende da posição do pedal de embraiagem. Quando o condutor pressiona o pedal de embraiagem, o espaço entre os dois componentes aumenta. Quando não há pressão sobre o pedal de embraiagem, o volante bimassa e o prato de pressão apertam entre si o disco de embraiagem. Neste estado, o atrito entre os três componentes permite que a força do motor seja transmitida até à caixa de velocidades.

Vida útil e sinais de deterioração da embraiagem

Regra geral, a vida útil da embraiagem é longa e pode durar até 100.000 quilómetros ou mais. Há alguns sinais que indicam desgaste ou danos nos componentes, entre estes incluem-se:

O cheiro a queimado advindo da embraiagem, o que indica um desgaste do disco de embraiagem.

O “deslizar” da embraiagem quando o pedal não está a ser pisado. Isto assinala que a fricção entre os componentes da embraiagem não é suficiente para transmitir a força advinda do motor.

Ruídos metálicos advindos da caixa de velocidades durante uma mudança de velocidade quando o pedal está a ser pisado completamente. Neste caso o afastamento entre o volante e o disco de pressão pode não estar a ocorrer nas condições ideais.

Como prolongar o tempo de vida útil da embraiagem?

O tempo de vida útil dos componentes diminui consideravelmente devido a determinadas práticas. A fim de evitar uma deterioração desnecessária da embraiagem, recomenda-se que evite a abrasão entre os componentes e o sobreaquecimento destes, bem como a sobrecarga do veículo. Estas práticas reduzem a qualidade da fricção entre os componentes a médio-longo prazo.

Quando a pressão entre o volante bimassa e o disco de pressão não é total, o atrito com o disco de embraiagem não é ideal. Neste caso, o disco de embraiagem desliza parcialmente entre os outros dois componentes. Este deslize desgasta a superfície do disco de embraiagem.

O peso total de um veículo é deslocado mediante a força gerada no motor. Esta força é transmitida também através da embraiagem. Se o peso total a deslocar for excessivo, provoca um desgaste desnecessário.

Prolongue a vida útil da embraiagem seguindo os seguintes conselhos:

Evite arranques curtos e repetidos, por exemplo, enquanto está parado num semáforo ou numa rua com declive. Isto leva a abrasão desnecessária dos componentes. Nestas situações deve desengatar e travar o carro até arrancar definitivamente.

Evite arranques bruscos. Isto também provoca uma abrasão desnecessária dos componentes.

Evite o uso do pedal de embraiagem como apoio durante a condução. Uma redução da pressão entre os componentes, mesmo que pouca, provoca um deslize entre os componentes e consequentemente um desgaste desnecessário.

Evite sobrecarregar o veículo. Ao arrancar, o desgaste dos componentes é comparativamente alto.

Fonte: Auto Mais

#anecrarevista #reparação #aftermarket #atualidade #mercadousados  #peças #ligeiros