Veículo elétrico solar Lightyear One apresenta-se como recordista de eficiência

Chega no verão ao mercado europeu com 725 km de autonomia e já tem preço estimado

A Lightyear vai lançar no mercado o seu veículo elétrico (VE) solar One e a apresentação deste carro esguio cheio de paneis solares que preenchem capô, tejadilho e a secção traseira na zona do óculo faz-se com estatuto de recordista de eficiência energética anunciando até 725 km de autonomia.

Divulgado neste mês o teste feito em junho com o protótipo de validação, o Lightyear One conseguiu fazer um percurso de mais de 710 km com uma única carga sendo esta “a maior distância conseguida por um veículo elétrico com 60 kWh de energia”.

“A uma velocidade de 85 km/h, rodámos durante quase 9 horas seguidas com uma única carga. mesmos os carros elétricos mais eficientes do mercado consomem aos dias de hoje cerca de 50% mais energia a esta velocidade relativamente baixa.”

Para esta empresa sedeada na Holanda, trata-se de levar a eficiência energética de um VE ao nível acima: “Baixar o consumo de energia por km garante que se consegue imensa autonomia com uma bateria pequena.” Sendo as baterias o mais caro dos VE, o objetivo é conseguir veículos acessíveis em preço com uma grande autonomia.

Com a eficiência n sua génese, pois quanto mais eficiente for um VE mais autonomia consegue ter, a conceção do Lightyear One passa não só por baterias pequenas, mas também por outros componentes de baixo peso, como na suspensão ou nos travões, para tornar o carro o mais leve possível atingindo a menor resistência de rolamento possível a velocidades reduzidas.

A eficiência consegue-se ao ter um carro leve que consegue muita autonomia sem precisar de uma bateria grande que aumentaria o seu peso e o mesmo princípio se aplica à resistência ao vento quando as velocidades aumentam com a aerodinâmica a ser também fundamental.

A substituição dos retrovisores exteriores por câmaras, a forma alongada e esguia, a colocação dos motores nas rodas dispensando um sistema de transmissão são características que dão a este carro um coeficiente de arrasto (Cd) abaixo de 0.20.

O Lightyear One esta equipado com quatro motores elétricos de controlo independente e vectorização de binário prometendo uma aceleração 0-100 km/h em menos de 10 segundos e um consumo de 83 Wh/km.

Com 5.057 mm de comprimento, 1.898 mm de largura e 1.426 mm de altura, este VE para cinco ocupantes adultos tem uma capacidade mínima de bagagem de 780 litros (até aos 11.701 litros) e oferece de série funcionalidades tecnológicas como as plataformas Apple CarPlay e Android Auto e atualizações sem fios.

A Lightyear promote muitos quilómetros e dias percorridos no seu One solar sem recurso a carregamentos nos postos. Entre as diferentes opções de carregamento, as autonomias garantidas por hora de carga são de: 12 km com energia solar; 35 km com potência de 3,7 kWh em tomadas de 230 v; 209 km em postos públicos de 22 kW; e 570 km em carregadores rápidos de 60 kW.

As autonomias anunciadas do Lightyear One são de: 725 km em ciclo WLTP a uma velocidade média de 46 km/h e uma temperatura de 17ºC; 600 km em autoestrada a uma velocidade média de 100 km/h e comuma temperatura de 17ºC; e 400 km em autoestrada no inverno a uma velocidade média de 100 km/h com uma temperatura de -10ºC

Da medição da rentabilidade dos painéis solares ao consumo de energia do sistema de arrefecimento, o desenvolvimento do Lightyear One vai continuar na missão de “levar a mobilidade limpa a todos em todo o lado”.

Com testes de colisão e de ciclos WLTP programados, a produção de uma série de 946 Lightyear One com o preço unitário (antes de impostos) de 150 mil euros vai começar no primeiro semestre de 2022 estando as primeiras entregas previstas para o verão nos mercados da União Europeia, Noruega e Suíça

Fonte: Auto Portal

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