BASF e Porsche vão trabalhar em conjunto nas novas baterias de alta performance

A BASF foi escolhida pela Cellforce Group (CFG), uma ‘joint venture’ entre a Porsche e a Customcells, como parceira exclusiva no desenvolvimento da próxima geração de baterias de iões de lítio, que deverão ter uma maior densidade energética em comparação com as atuais.

Como parte desta colaboração, a BASF vai fornecer novos materiais ativos de alta densidade energética HEDTM NCM para melhorar a performance das baterias e a sua capacidade de carregamento rápido. O Cellforce Group, com sede em Tübingen, na Alemanha, vai produzir essa nova bateria de alta performance.

O arranque da produção nessa infraestrutura está agendado para 2024, com uma capacidade anual de, pelo menos, 100 MWh por ano, alimentando 1000 automóveis de competição de altas prestações, ou seja, desportivos.

A BASF foi escolhida pela sua experiência no desenvolvimento de materiais ativos de alta performance, sendo também considerada pelo seu posicionamento ideal para trabalhar com os parceiros para contribuir para uma economia circular.

Adicionalmente, o desperdício gerado pela futura fábrica da Cellforce será reciclado numa outra fábrica da BASF para as baterias em Schwarzheide, igualmente na Alemanha. Nesse local, o lítio, o níquel, o cobalto e o manganês serão reciclados num processo hidrometalúrgico e posteriormente reintroduzidos no processo de produção da BASF para a produção de materiais ativos.

Fonte: Motor 24

#anecrarevista #anecra #atualidade #veículoselétricos #bateriaseletricas #mobilidade #BASF #basfrefinish #porsche #customcells