ZF oferece amplo portefólio de peças de substituição para veículos elétricos

Há dez anos, o Nissan Leaf foi o primeiro modelo de volume alimentado por bateria no mercado. Em 2020, Portugal ocupava a oitava posição a nível mundial, apresentando uma quota de mercado de 13.5% na venda de automóveis elétricos novos.

No futuro, os proprietários de carros elétricos irão visitar cada vez mais oficinas independentes. Assim, as oficinas devem questionar-se sobre o seguinte:

  1. Os seus colaboradores já completaram a necessária formação de alta tensão para poderem trabalhar nestes veículos?
  2. Têm acesso às peças de substituição adequadas para veículos elétricos?

A ZF Aftermarket pretende ser um fornecedor de eleição, pois quer oferecer uma vasta gama de peças de substituição para veículos elétricos e híbridos sob as suas marcas de produtos: Lemförder, Sachs e TRW.

Ruídos dos travões e do chassis são mais irritantes nos carros elétricos

Mas qual é a dimensão da necessidade de manutenção e reparação? Afinal, a tecnologia de armazenamento de energia e de acionamento, de praticamente todos os automóveis elétricos, provou ser, até agora, extremamente durável e de baixa manutenção. Devido à elevada massa da bateria de tração ser 300 a 500 quilogramas mais pesada do que nos veículos convencionais de tamanho comparável, a pressão colocada em molas, amortecedores e juntas de apoio é significativamente superior. O binário elevado dos motores elétricos também coloca maior pressão nas peças do chassis e aumenta o desgaste dos pneus. Por conseguinte, as oficinas devem de verificar cuidadosamente o chassis destes veículos.

E os travões? Aqui, pouca carga é mais suscetível de causar problemas. Uma vez que estes veículos desaceleram eletricamente em muitas das situações de condução, os travões são utilizados menos vezes. Como resultado, os discos de travão podem corroer e as pastilhas de travão podem ficar vidradas. Uma vez que os automóveis elétricos são muito silenciosos, os seus proprietários rapidamente notam quaisquer ruídos na suspensão ou nos travões, que limitam o conforto de condução muito mais do que nos automóveis a gasolina ou a gasóleo, porque o motor abafa estes ruídos.

Pastilhas de travão de baixo ruído para automóveis elétricos

Com uma vasta gama de peças de substituição das marcas Lemförder (componentes de direção e suspensão), Sachs (amortecedores) e TRW (travagem), a ZF Aftermarket apoia as oficinas em muitos casos de reparação de chassis. A gama estende-se desde o Nissan Leaf até aos modelos Tesla S e X. Um disco de travão específico para o Tesla Model S está disponível sob a marca TRW e as pastilhas de travão de baixo ruído Electric Blue da TRW são adequadas para praticamente todos os automóveis elétricos no mercado europeu.

#anecrarevista #reparação #anecra #aftermarket #ZF #zfgroup #zfaftermarket #sachs #lemförder  #trw ZF Group ZF Aftermarket