Lancia completa o design do seu primeiro elétrico em tempo recorde

A fabricante Lancia brilhou durante a década de 1950 e 1960, com os seus modelos de luxo, e durante a década de 1970 e 1980, com alguns icónicos modelos de rali. Contudo, o declínio foi certo e, hoje, está apenas presente no seu país de origem, Itália. Por forma a garantir-lhe uma oportunidade, o grupo Stellantis confirmou que a Lancia será elétrica a partir de 2026.

Além disso, o próximo Lancia Ypsilson, cujo lançamento está previsto para 2024, viu o seu design concluído em tempo recorde.

No início deste ano, aquando da fusão entre os grupos FCA (FIAT-Chrysler) e PSA (Peugeot-Citroën, Opel), para dar à luz o grupo Stellantis, muitos consumidores esqueceram a marca Lancia. Apesar do seu legado tecnológico e do sucesso dos seus modelos nas décadas de 1950 a 1980, a fabricante conheceu um declínio do qual ainda não recuperou.

Aliás, a Lancia apenas está presente em Itália, o seu país de origem, onde vende um único modelo: o Ypsilson. Tendo em conta o vasto catálogo da Stellantis, a Lancia previa-se que ficasse para trás. Todavia, Carlos Tavares, o CEO do grupo, anunciou que todas as marcas que dele fazem parte terão oportunidade de provar a sua viabilidade, nos próximos 10 anos.

A oportunidade da Lancia

Depois de confirmada a eletrificação da Lancia, a partir de 2026, sabe-se que a fabricante está a trabalhar em três modelos: um novo Ypsilon (segmento B), um renovado Delta (segmento C) e um SUV, cujo tamanho ainda não é conhecido.

“Se a elegância francesa é mais chique, perfeccionista nos detalhes, os italianos são mestres […] dessa elegância descontraída e aparentemente distraída, quase natural, que é na verdade o resultado de um estudo cuidadoso. Casual, mas não aleatório.

A elegância de uma Lancia deve ser natural, ou seja, simples, nunca pretensiosa. Basta pensar em certos modelos do passado – o Flaminia, o Aurelia – formas lineares, essenciais, puras, mas tão equilibradas, tão naturalmente belas…” Disse Jean-Pierre Ploué, o novo chefe de design das marcas europeias do grupo Stellantis.

O próximo Ypsilon da Lancia, com lançamento previsto para 2024, utilizará a plataforma CMP da Stellantis e será elétrico. Segundo Jean-Pierre Ploué, o seu design já foi concluído em tempo recorde, acrescentando que o segredo é a “leveza e uma estrutura elegante”.

Fonte: Pplware

#anecrarevista #anecra #stellantis #atualidade  #maismobilidade #mobilidade