FUCHS lubrifica no Espaço

Neste mercado crescente, a FUCHS decidiu assumir a responsabilidade de um dos maiores  fabricantes independente de lubrificantes do mundo. Em 2020 comprou a Nye Lubricants, uma empresa líder em lubrificantes espaciais há mais de 65 anos. Com a integração concluída, a primeira missão da FUCHS aconteceu já em fevereiro de 2021, quando o Mars Perseverance Rover aterrou em Marte e com ele o NyeBar Barrier Film. Esta película de barreira tem desempenhado um papel decisivo em Marte sob condições extremas: tem conseguido prevenir a migração de óleo para a câmara do mastro do Rover, o que é essencial para obter imagens impecáveis. Para além de proteger a ótica, os lubrificantes para aplicações espaciais têm várias outras funções. Servem, por exemplo, para prolongar a vida útil, controlar o movimento e prevenir a contaminação.

A formulação dos lubrificantes espaciais constitui um enorme desafio devido ao ambiente agressivo do Espaço. «Temperaturas extremas, condições de vácuo, baixa emissão de gases, baixa geração de partículas e longa vida útil são propriedades que devem ser consideradas ao formular um lubrificante espacial para assegurar que os componentes funcionam de forma fiável durante toda a vida útil da aplicação», explica Jason Galary, Diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Nye.

Importante é que as experiências no Espaço trazem benefícios para a Terra. A informação recolhida nas missões espaciais pode ser uma mais-valia no desenvolvimento de lubrificantes para aplicações de semicondutores que também requerem lubrificantes limpos, com baixa emissão de gases e resistentes a condições de vácuo.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #lubrificantes #fuchs #fuchslubrificantes #busscomunicação