Stellantis e TotalEnergies acolhem a Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company

A Stellantis, a TotalEnergies e a Mercedes-Benz concluíram um acordo com vista à integração da Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company (ACC). Na sequência desta entrada, os parceiros comprometeram-se a aumentar a capacidade industrial da ACC para um mínimo de 120 GWh até 2030. A operação está sujeita à finalização dos acordos definitivos, bem como às condições habituais de conclusão e aprovação por parte das autoridades competentes.

A ACC resulta da iniciativa levada a cabo em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies, em conjunto com a sua subsidiária Saft, e que conta com os apoios das autoridades francesas, alemãs e europeias, com vista à criação de um ‘campeão’ europeu de baterias para veículos elétricos. A chegada da Mercedes-Benz à ACC demonstra os méritos desta iniciativa e os progressos industriais alcançados desde o ano passado, que serão, assim, reforçados.

A ACC tem como objetivo desenvolver e produzir baterias e módulos para veículos elétricos com um foco na segurança, desempenho e competitividade, garantindo, ao mesmo tempo, o mais elevado nível de qualidade e a menor pegada de carbono. O novo objetivo em termos de capacidade da ACC mobilizará um investimento superior a 7 mil milhões de euros, que será apoiado por subvenções públicas e financiado por capitais próprios e empréstimos.

A criação deste ‘campeão’ europeu de baterias irá ajudar a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade e a garantir a segurança do aprovisionamento de um componente fundamental para a indústria automóvel de veículos elétricos.

“A chegada da Mercedes-Benz como novo acionista é um marco importante para a ACC”, comentou Yann Vincent, Diretor Geral da ACC. “Trata-se de um grande voto de confiança expressa pela Mercedes-Benz no nosso roteiro tecnológico e na competitividade dos nossos produtos. Esta adesão irá reforçar, significativamente, o potencial de negócio da ACC, sustentando o seu plano de crescimento ambicioso. Reforça, também, o nosso contributo para com um futuro elétrico e sustentável.”

“Damos as boas-vindas à Mercedes-Benz, como parceiro estratégico que partilha o nosso compromisso de fortalecer e desenvolver a liderança da ACC”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A estratégia de eletrificação da Stellantis decorre a toda a velocidade e este anúncio é mais um passo para sermos líderes em veículos totalmente elétricos, com as nossas 14 marcas empenhadas em oferecer aos clientes as melhores soluções elétricas. Este consórcio assenta na combinação das nossas competências técnicas e sinergias industriais, e continua a garantir que a Stellantis lidera o modo como o mundo se move, da forma mais eficiente, acessível e sustentável.”

#anecrarevista #anecra #atualidade #mercedesbenz #atualidade #mercedesbenzportugal  #daimlerbenz #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #maismobilidade