Laurent Diot é o novo Global Marketing & Communications Director da FIAT e da Abarth, completando a estrutura global da FIAT

Laurent Diot foi nomeado Global Marketing & Communications Director da FIAT e da Abarth, com efeitos a partir do dia 1 de outubro de 2021, reportando a Olivier François, Chief Executive Officer da FIAT e da Abarth e Global Chief Marketing Officer da Stellantis.

Diot, casado e com três filhos, tem um mestrado em Gestão de Engenharia pela l’École Centrale Paris e 25 anos de experiência internacional no mundo automóvel. Entrou para o Grupo Renault em 1997 e desempenhou várias funções na área das vendas, marketing e desenvolvimento de negócio, bem como cargos executivos em diferentes países e regiões: Europa, Ásia, China, América do Sul e África. Desempenhou o cargo de Managing Director em Marrocos antes de regressar à Europa em 2020, como Marketing Director do Grupo Renault em França.

As suas funções anteriores incluem os cargos de Deputy General Manager, Sales and Marketing na Dongfeng-Renault Automotive Co. na China e de CEO da Renault Portugal.

Olivier François, CEO da FIAT, afirmou: “Estou realmente entusiasmado por receber Laurent Diot no mundo da FIAT num momento cheio de oportunidades, graças ao poder e à escala do novo Grupo. Este é o nosso momento: os recursos que ganhámos com a Stellantis permitirão à FIAT expressar todo o seu potencial em todo o mundo e, com a chegada de Laurent, a nossa equipa global está completa. Estou extremamente orgulhoso de liderar este fantástico grupo: ele contribuirá para estabelecer novos marcos e para escrever uma nova página na história do automóvel. Ontem, na abertura da nova Casa 500 e La Pista 500, afirmei: ‘estamos a plantar as sementes do nosso futuro’. Hoje, gostaria de acrescentar que esta nomeação é uma das sementes fundamentais que darão vida a esse futuro”.

A equipa de Direção da FIAT e da Abarth é composta por:

  • Laurent Diot – Marketing & Communications
  • Guillaume Clerc – Product
  • Stefano Cesini – Pricing
  • Gaetano Thorel – Fiat & Abarth Brands: Enlarged Europe and Brand Office
  • Herlander Zola – Fiat & Abarth Brands: Latin America
  • Jerome Monce – Fiat & Abarth Brands: Middle East & Africa
  • Larry Dominique – Fiat & Abarth Brands: North America (inclui a Alfa Romeo North America)
  • François Leboine – Fiat & Abarth Design

A equipa ao detalhe

Guillaume Clerc – Product

Guillaume Clerc, Product Director a nível Global, reporta diretamente a Olivier Francois, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis. As suas missões consistem em definir a estratégia de produto a longo prazo, desenvolver novos projetos e assegurar a dinamização dos produtos atuais.

Clerc traz consigo muitos anos de experiência na PSA para a equipa. Ele tem tido várias responsabilidades nos departamentos de marketing e de produtos em várias marcas do Grupo, especialmente no desenvolvimento de portfólio.

Stefano Cesini – Pricing

Stefano Cesini, Global Pricing Director da FIAT e da Abarth, reporta diretamente a Olivier François. Cesini iniciou a sua longa carreira no que era então o Grupo FIAT, inicialmente como líder de projeto na CNH e, mais tarde, como Sales Training Manager da FIAT com responsabilidade mundial.

Em 2013 entrou para o departamento de marketing da sede da FIAT com responsabilidades que abrangiam produto, posicionamento e lançamentos comerciais. Antes da sua atual função, Cesini ocupou o cargo de Functional Brand Manager & Pricing Manager na FIAT.

Regiões

Gaetano Thorel – Fiat & Abarth Brands: Enlarged Europe and Brand Office

Gaetano Thorel, Fiat & Abarth Director, Enlarged Europe. Thorel reporta a Maxime Picat, Region Chief Operating Officer na região Enlarged Europe, e funcionalmente a Olivier François. Para além desta função, Thorel é também responsável pelo Brand Office, atuando como coordenador dos Regional Brand Managers relativamente ao desempenho da marca.

Com mais de 27 anos de experiência no mundo automóvel, Thorel serviu como executivo em vários OEM na Europa. Antes das suas atuais funções na Stellantis, foi General Manager da PSA Itália. Anteriormente, desempenhou o cargo de Managing Director da FCA Alemanha.

Herlander Zola – Fiat & Abarth Brands: South America

Herlander Zola, Fiat & Abarth Director, South America, é responsável pela liderança da equipa de vendas da FIAT e da rede de concessionários FIAT no Brasil. Nas suas funções, reporta a Antonio Filosa, COO LATAM, e funcionalmente a Olivier François.

Zola tem um longo currículo em várias empresas do mundo automóvel no Brasil: Volkswagen, BMW e Audi, e tem uma vasta experiência comercial e de marketing. Ao longo da sua carreira, Zola serviu como diretor de marketing com amplas responsabilidades em estratégia, produto, preços, publicidade e retalho.

Jerome Monce – Fiat & Abarth Brands: Middle East & Africa

Jerome Monce reporta a Olivier François para esta região. Monce ocupou anteriormente uma longa série de cargos na FCA, agora Stellantis, incluindo: vendas, desenvolvimento de rede e marketing a nível executivo.

Monce tem uma vasta experiência internacional, como CEO do FIAT Group Automobiles na Grécia e como Executive Director para Importadores e Mercados Extra-Europeus. Antes de assumir as suas novas funções, Monce foi Managing Director da FCA França.

Larry Dominique – Fiat & Abarth Brands North America (para além da Alfa Romeo North America)

No cargo de Fiat & Abarth Director, Larry Dominique é responsável pelas operações de vendas e marketing nos Estados Unidos, Canadá e México. Dominique reporta a Mark Stewart, Chief Operating Officer North America, e funcionalmente a Olivier François.

Foi antes Presidente e Chief Executive Officer da PSA na América do Norte com responsabilidade por todas as atividades comerciais e planeamento da PSA North America desde 2017. Antes disso, foi Presidente da ALG nos Estados Unidos de 2011 a 2015.

Design

Francois Leboine – Design Fiat & Abarth Brands

François Leboine, FIAT & Abarth Design Director, reporta a Jean-Pierre Ploué, Chief Design Officer da Stellantis, trabalhando conjuntamente com Olivier François, CEO da FIAT.

Leboine é licenciado pelo Royal College of Art e foi anteriormente responsável pela Renault Advanced Design. A sua paixão pela beleza do design conduziu ao Renault Twizy e ao Espace 5. Também desenvolveu o Renault Clio, o Captur e o Dacia Sandero como Chief of Exterior Design Studio. Como Head of Advanced Design, também supervisionou a criação do protótipo Renault 5 e dos concept cars Morphoz.

#anecrarevista #psa #fca #stellantis #atualidade #maismobilidade #anecra