Carnext adquirida pelo Constellation Automotive Group

A empresa CarNext, a antiga divisão de venda de carros usados da LeasePlan foi adquirida pelo Constellation Automotive Group, o maior marketplace digital europeu, vertical e integrado, de automóveis usados.

A Carnext é atualmente um dos principais marketplaces digitais de venda de automóveis usados nos segmentos B2B e B2C, estando presente em 22 países na Europa.

Recentemente a CarNext tornou-se numa empresa independente da LeasePlan, através de um spin-off precedido de uma ronda de financiamento que somou 400 milhões de euros, maioritariamente provenientes de fundos de investimento europeus e chineses.

“Este valor é destinado a financiar a próxima fase da CarNext”, lia-se no comunicado do negócio.

A combinação da CarNext e do Constellation dá origem ao maior marketplace digital de carros usados da Europa, com vendas anuais de mais de 2.5 milhões de carros e um GMV (Gross Merchandise Value) de 21 mil milhões de euros

Como principal player do mercado digital de carros usados na Europa, o Constellation negoceia em três marketplaces completamente digitais:

  • BCA, o marketplace de carros usados totalmente digital n.º1 no segmento Business-to-Business (B2B) na Europa, com vendas anuais de cerca de 1,7 milhões de automóveis em 14 países, através da uma plataforma e de uma aplicação de leilões online, em nome de concessionários, empresas de leasing, bancos e outros clientes corporativos;
  • Cinch, o markeplace online de carros usados líder no Reino Unido no segmento Business-to-Consumer (B2C), que permite os consumidores comprarem carros usados através de um processo inteiramente online. O cinch foi lançado há um ano e tornou-se rapidamente no maior player puramente online no Reino Unido e o que está a crescer mais rapidamente;
  • WeBuyAnyCar, a principal plataforma de compra de carros online no segmento Consumer-to-Business (C2B) no Reino Unido, providenciando mais de 16 milhões de avaliações de carros usados por ano e permitindo que cerca de 600 mil consumidores vendam o seu carro online, todos os anos, de forma rápida e eficiente.

Thibaut Large, Partner da TDR Capital, principal acionista do Constellation:

“O mercado de carros usados é um dos últimos bastiões do mercado retalhista a não estar digitalizado. Tal como o mercado das viagens, da eletrónica ou vestuário, é só uma questão de tempo.

O Constellation, com o seu modelo vertical integrado C2B, B2B e B2C, está a liderar o caminho, ao transformar a forma como os consumidores e profissionais compram e vendem os seus carros usados online. Esta combinação posiciona o Grupo para fazer incursões maciças no mercado automóvel europeu, que vale 400 mil milhões de euros.

Com um capital novo de 2 mil milhões de euros, o Constellation é o negócio mais bem capitalizado do setor e tem um enorme poder para uma expansão na Europa”

Fonte: Fleet Magazine

#anecrarevista #mercadousados #anecra #atualidade #comprarcarro #leaseplan