Carros a gasóleo pagam menos imposto no início de 2022

Os carros a gasóleo com data de janeiro não vão pagar o já habitual adicional do Imposto Único de Circulação devido à não aprovação do Orçamento do Estado para 2022.

De acordo com o jornal Observador, face à não existência de um OE, onde figura a cobrança do adicional deste imposto sobre veículos a gasóleo, esta não pode ser feita com base legal, levando a que todos os carros com matrícula a partir de janeiro fiquem isentos até existir novo orçamento.

Segundo o jornal Observador, as taxas variam de acordo com o artigo – entre os 5,05 euros e os 68,85 -, e foram instituídas em 2015 para penalizar veículos que libertem mais emissão de CO2.

“O adicional de IUC tem vindo a ser mantido em todas as leis do Orçamento do Estado, incluindo na proposta de lei para o ano de 2022 votada recentemente na Assembleia da República”, disse aquele jornal a fiscalista Ana Sofia Patrício, da Deloitte.

E continuou: “Os carros com matrícula de dezembro irão ainda pagar este adicional, mas se o mês de matrícula for janeiro já não será pago tal montante”.

O imposto deverá ser novamente cobrado a partir da aprovação do orçamento para 2022.

Fonte: O Minho

#anecrarevista  #mercadousados #anecra #atualidade #mercadousados  #comprarcarro #avaliarcarro #avaliecarro #vendercarro