Após a época de férias, as oficinas devem prestar particular atenção aos travões

Muitos condutores utilizaram os seus veículos para viajar durante os últimos meses. As cargas pesadas e as rotas exigentes – especialmente nas montanhas – levaram a um aumento do desgaste dos travões. Portanto, as oficinas devem convidar os seus clientes para efetuarem uma verificação aos seus veículos após a época de viagens. Como fornecedor líder de peças e sistemas críticos de segurança, a ZF Aftermarket recomenda que seja prestada uma atenção particular aos travões. Para ajudar a explicar visualmente os defeitos de travagem comuns e a fundamentar a necessidade de trabalhos de reparação, a empresa desenvolveu um conjunto de informações que podem ser utilizadas para explicar os danos nos travões aos seus clientes.

A comercialização ativa de serviços faz parte do dia-a-dia das oficinas de automóveis. É por isso que muitas oficinas oferecem verificações gratuitas, por exemplo, para que os danos possam ser detetados numa fase inicial e o automóvel do cliente possa ser reparado antes de avariar. O foco deve estar sempre no sistema de travagem, porque é o sistema de segurança mais importante do automóvel. Pastilhas e discos de travão gastos, tubos de travão com rachas ou sintomas de sobreaquecimento, entre outros, devem ser reconhecidos por todos os técnicos da oficina à primeira vista. Para apoiar as equipas das oficinas, a ZF Aftermarket desenvolveu um conjunto de informações onde são explicados defeitos típicos do travão, com as respectivas imagens. O mecânico pode apresentar estas informações ao cliente de forma a fundamentar a necessidade de reparação. Os seguintes componentes devem ser verificados:

  • Pastilhas de travão: Espessura da pastilha interior/exterior
  • Discos de travão: Padrão de carga interior/exterior (fendas, riscos, ferrugem, formação de bordas, descoloração)
  • Pinças de travão: danos nos pinos guia (casquilhos de borracha) e casquilhos de pistão do travão, fugas, corrosão
  • Travão de estacionamento: cabo do travão corretamente acionado (função da alavanca do travão de mão)
  • Tubos de travão: fugas os tubos (rachas) e ligações dos parafusos

Uma verificação dos travões por uma oficina especializada dá aos clientes a certeza de que estão seguros na estrada.

É por isso que é importante que as oficinas de automóveis convidem os seus clientes a realizar uma verificação do sistema de travagem.

#anecrarevista #reparação #anecra #aftermarket #ZF #zfgroup #zfaftermarket #sachs #lemförder  #trw ZF Group ZF Aftermarket