Elétricos e Híbridos já representam 10% da procura no mercado de usados

O Standvirtual, portal líder em carros, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de outubro.

«Há vários sinais a analisar nos dados do mês de outubro. Por um lado, além da tendência que já se verificava, a crise dos combustíveis parece estar a aumentar o interesse em veículos eletrificados, inclusivamente no mercado de usados. Paralelamente, na tipologia de Diesel, na qual se tem vindo a verificar escassez de oferta relativamente à procura, este mês a oferta de anúncios superou a procura e as visualizações, ainda que de forma ligeira» refere Nuno Castel- Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Há mais procura por carros elétricos, que em junho estava igual aos híbridos a gasolina (2,5%), mas tem vindo a aumentar e posiciona-se agora como a terceira tipologia de combustível mais procurada no Standvirtual, com ligeiro aumento em outubro (5,5%).

Principais conclusões:

COMBUSTÍVEL E SEGMENTO

  • O Diesel continua a ser a tipologia mais procurada, mas revela, pela primeira vez nos últimos meses, maior oferta de anúncios (67%) do que procura e visualizações (66%). Segue-se a Gasolina, com 26% dos anúncios e 24% da procura.
  • Mantendo-se na terceira posição das tipologias de combustível mais procuradas, os carros elétricos (5,5%) demonstram uma ligeira subida na procura de 2 pontos percentuais em relação a setembro. Existe mais procura e visualizações do que anúncios disponíveis.
  • No total, elétricos (5,5%), Híbridos a Gasolina (3%) e Híbridos a Diesel (1,5%) já representam 10% da procura, em outubro.
  • Relativamente ao segmento mais procurado, destacam-se as Carrinhas (19%), SUV (17,5%) e os Utilitários (16,5%).

PREÇOS

  • Relativamente à procura por intervalo de preço, a única categoria onde existem mais anúncios do que visualizações é a dos 10.000€ aos 25.000€, que representa mais de metade dos anúncios.
  • Nas restantes categorias, sobretudo nos carros abaixo de 5.000€ e acima de 40.000€, há significativamente mais visualizações do que número de anúncios disponíveis, o que se relaciona à escassez de produto.
  • A categoria dos 5.000€ aos 10.000€, que até ao mês passado ainda tinha ligeiramente mais anúncios que visualizações, está agora com visualizações iguais à oferta.

MARCA

  • Em outubro, as marcas que registaram maior percentagem de procura foram a BMW e a Mercedes-Benz, alcançando respetivamente os 12,8% e 12,1% do total da procura.
  • A quantidade de visualizações de anúncios destas marcas ficou acima da quantidade de anúncios oferecida (12,5% no caso da BMW e 11,8% no caso da Mercedes-Benz).
  • A falta de oferta de anúncios relativamente ao número de visualizações sente-se maioritariamente nos carros abaixo dos 5.000€, nomeadamente o Opel Astra, Land Rover Freelander, Renault Clio, BMW Serie 3 e 5 e Fiat Punto. Nos carros acima de 40.000€, a escassez de anúncios para as visualizações observa-se no Tesla Modelo 3, Mercedez-Benz Classe C e Porsche 911.

ANO DE MATRÍCULA

  • Relativamente ao número de visualizações de anúncios por ano de matrícula, destacam-se os carros matriculados entre 2015 e 2018 como os maios procurados. No entanto, aumentou em outubro o número de visualizações de veículos matriculados entre 2019 e 2020 face ao mês anterior.

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro