Dados INDICATA | Usados com números contrastantes

Dados INDICATA Usados com números contrastantes

No passado mês de Outubro, as vendas de automóveis usados online B2C na Europa aumentaram 1,4% face ao mês anterior, mas registaram uma redução de 2,5% em termos homólogos devido às restrições de abastecimento na maioria dos mercados. Por outro lado, as vendas de carros usados online B2C acumuladas em Outubro foram 12,9% superiores quando comparamos com o mesmo período de 2020 e 10,9% acima dos níveis registados em 2019. Já os registos tácticos em Outubro de 2021 foram 5% mais elevados do que no mês anterior e 18% acima de Outubro de 2020.

Num sentido altamente ascendente temos os BEV, que registaram um aumento de 150% em termos homólogos enquanto os híbridos aumentaram 79% durante o mesmo período. Em termos de vendas, em Outubro, os BEV foram os mais rápidos a vender em países como Portugal, Dinamarca, Países Baixos e Reino Unido.

Não obstante da rotação de stock para os motores de combustão interna continuar a ser a mais alta da Europa, com um aumento de 21% em termos homólogos tanto para os usados Diesel como a gasolina, os BEV registaram um aumento de 34% na rotação do stock em Outubro, com os híbridos a crescerem 13%, o equivalente a um aumento de 82% e 44% em termos homólogos respectivamente, encurtando drasticamente os dias em stock.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Volkswagen Golf continua a ser o carro usado mais vendido e o com motor de combustão interna mais vendido, com o Toyota C-HR a reclamar o título de mais vendido entre os híbridos e o Renault Zoe a manter a posição de todo de vendas de BEV.

Já o carro usado com menos de quatro anos a vender mais rápido em Outubro, de acordo com o “Market Days Supply”, foi o Kia Carens (com 26,3 dias) empurrando o Opel/Vauxhall Zafira para o terceiro lugar (28,9 dias). Os Carens também conquistaram o primeiro lugar para a gasolina e Diesel com o Prius + a ser o híbrido de venda mais rápida (26,6 dias) e com o Audi e-tron (28,9 dias) para BEV.

No domínio dos níveis de stock, no início de Novembro verificou-se que são 3,6% mais baixos em relação ao mês anterior e 16,7% mais baixos face ao mesmo período em 2020 e mais baixos 19,3% em comparação com Novembro de 2019.

Semicondutores dita dificuldades

A escassez de semicondutores continua a destabilizar o mercado automóvel, e os analistas antevêem que o problema se vai manter ao longo de 2022 e potencialmente até 2023. Quando combinada com a pandemia de COVID19, significa que teremos a indústria a enfrentar entre três e quatro anos de perturbações até regressar à normalidade. De forma geral, os Fabricantes relatam grande procura de carros novos, mas com os tempos de espera tão longos, os clientes acabam por recorrer ao mercado de carros usados. Isto resultou num aumento de 1,4% nas vendas online de carros usados B2C em toda a Europa em Outubro de 2021, em comparação com o mês anterior.

As vendas de Outubro de 2020 na Alemanha aumentaram 17,8% em relação a Outubro de 2019, na França aumentaram 28,8% no mesmo período, enquanto se registou um aumento de 14,9% na Itália e 19% em Portugal.

A apenas dois meses do final do ano, as vendas de automóveis usados B2C estão 12,9% acima dos primeiros dez meses de 2020 e 10,6% acima do mesmo período em 2019. Em Outubro, os três primeiros lugares no nosso “Top 10 de Vendas” de carros usados online B2C até 4 anos de idade por volume permanecem inalterados em relação ao mês passado, mas continuam a vender a um ritmo cada vez mais rápido. O “Market Days Supply” para o Golf caiu de 60,2 dias para 56 dias, com o Clio e o Polo a registarem também uma redução menor, mas notória. Entre os outros grupos motopropulsores, o Toyota Corolla empurrou o Audi A6 para o quarto lugar na categoria híbrida e, nos BEVs, o Audi e-tron fez o mesmo com o Nissan Leaf.

Registos tácticos e BEVs sustentam o mercado

Pelo segundo mês consecutivo, os registos tácticos apoiados pelos Fabricantes desempenharam um papel fundamental no apoio ao mercado com um aumento adicional de 5% em Outubro de 2021 em relação ao mês anterior, o que equivale a um aumento de 18% em relação ao ano anterior.Com uma redução significativa na disponibilidade de automóveis com menos de 18 meses, devido ao volume relativamente baixo de automóveis registados na indústria de rent-a-car no ano passado, os concessionários franchisados estão a lutar para encontrar stock adequado para satisfazer a procura extra. Este constrangimento de stock está a ver aumentar a rotação de stock de automóveis entre 1 e 6 anos de idade entre 17% a 20% em termos homólogos. A escassez de grupos motopropulsores tradicionais provenientes de rent-a-car combinada com os registos tácticos de grupos motopropulsores mais limpos, resultou num aumento de 150% em termos homólogos das vendas de usados BEV online B2C e num aumento de 19% relativamente ao mês anterior. As vendas de híbridos também aumentaram 79% em termos homólogos, o que representa um aumento de 5% em relação aos níveis de vendas de Setembro.

Níveis de stock de usados online B2C continuam a cair

Quando se combina o aumento das vendas de automóveis usados online B2C com restrições de fornecimento de stock adequado proveniente de fontes chave como a indústria de rent-a-car, e um novo mercado automóvel a lutar para fazer face à escassez de semicondutores, então o contrapeso inevitável deve ser um declínio acentuado dos níveis de stock e uma subida dos preços. Os níveis de stock de automóveis usados online B2C até Novembro de 2021 caíram mais 3,6% face ao mês anterior, colocando-os 16,7% abaixo do mesmo mês do ano passado e 19,3% abaixo do que em Novembro de 2019.

As vendas de automóveis usados online B2C diminuíram 0,6% face ao mês anterior, o equivalente a uma queda de 18,2% em relação a Outubro de 2020. Apesar disso, as vendas nos primeiros dez meses do ano ainda se encontram 13,2% acima dos níveis de 2020 e 17,9% acima do mesmo período em 2019.À semelhança do que estamos a ver na maioria dos mercados, as vendas de BEVs usados estão a aumentar acentuadamente, com as vendas de Outubro a aumentar 33% em termos mensais. Os híbridos também tiveram um bom desempenho, com as vendas a aumentarem 15% durante o mesmo período. O aumento da procura de BEVs significa também que estão a vender mais rapidamente, com um aumento da rotação de stock de 62% para 6,5x em Outubro, o que o torna o grupo motopropulsor de venda mais rápida, em média, no mercado português.

#anecrarevista #indicata #mercadousados #anecra #frotas #gestãodefrotas #atualidade #mercadousados #comprarcarro #usados