Volvo Cars investe em tecnologia óptica e em imagem

Volvo Cars investe em tecnologia óptica e em imagem

A Volvo Cars, foi fundada em 1927, comercializa viaturas em cerca de 100 países e emprega cerca de 40.000 colaboradores, anuncia o investimento realizado, através do Volvo Cars Tech Fund, na start-up Spectralics, especializada em tecnologia óptica e em imagem.

Este investimento permite que a Volvo Cars tenha acesso, ainda no estágio inicial de desenvolvimento, a uma tecnologia promissora que poderá contribuir para tornar os seus automóveis ainda mais seguros e revolucionar a experiência de utilizador dentro dos mesmos.

Com um background em tecnologia aeroespacial, a Spectralics é uma empresa israelita capaz de criar imagens e sistemas ópticos inovadores abrangendo hardware e software, que permitem uma ampla variedade de recursos ópticos avançados.

Uma das suas soluções principais é o MLTC – um combinador multicamadas que constitui um novo tipo de ‘filme’ óptico muito fino e aplicável a superfícies transparentes de todas as formas e tamanhos. Integrada no pára-brisas ou nas janelas de um automóvel, esta tecnologia poderá ser usada para sobrepor imagens nos vidros.

Configurado num pára-brisas, a tecnologia poderá criar um campo de visão amplo em modo “head-up display” e assim incutir uma sensação de distância conforme os objetos virtuais são sobrepostos ao ambiente do mundo real para uma experiência ainda mais segura e envolvente.

“A Spectralics é uma empresa empolgante com tecnologia realmente muito promissora. Ao apoiar o seu desenvolvimento, poderemos vir a apresentar os seus produtos nos futuros modelos da Volvo.”

 Henrik Green – Chief Product Officer – Volvo Cars

A tecnologia poderá ser utilizada em muitas outras aplicações sendo os seus filtros avançados utilizados em detecção na cabine, câmeras frontais e projeções holográficas digitais.

“Estamos muito orgulhosos por estabelecer esta parceria com uma empresa líder em tecnologia como a Volvo Cars. Temos muitos pontos em comum e reconhecemos que os futuros modelos da marca são muito adequados para a aplicação de novas tecnologias.”

Ran Bar-Yosef, co-founder e CEO – Spectralics

A Spectralics participou no programa MobilityXLab em Gotemburgo, e faz parte da rede DRIVE em Tel-Aviv.  A Volvo Cars tem sido, desde 2017, um dos principais parceiros de ambas as iniciativas que constituem aceleradores para start-ups promissoras capazes de abrir novos caminhos no setor da mobilidade.

“Este investimento é mais um resultado da nossa colaboração de sucesso com a MobilityXlab e com a DRIVE, e fortalece ainda mais a nossa relação com estes parceiros para a inovação. A Spectralics é adequada para a Volvo Cars pois acreditamos que a sua tecnologia tem o potencial de definir um padrão para a próxima geração de monitores e câmaras.”

Lee Ma – Head of the Volvo Cars Tech Fund

Lançado em 2018, o Volvo Cars Tech Fund procura investir, em start-ups que demonstrem elevado potencial. Está focado em tendências de tecnologia estratégicas, capazes de transformar a indústria automóvel, onde se inclui inteligência artificial, a electrificação e a condução autónoma.