Novo Mercedes-Benz Citan chegou à Soc. Com. C. Santos

Novo Mercedes-Benz Citan chegou à Soc. Com. C. Santos

A segunda geração Mercedes-Benz Citan já está disponível na Sociedade Comercial C. Santos. Dimensões externas compactas combinadas com generoso espaço interior, elevada capacidade de carga e reforço de imagem Mercedes-Benz são os cartões de visita do modelo, disponível com carroçaria furgão e Tourer.

O novo Mercedes-Benz Citan apresenta um design com proporções equilibradas, sendo digno de nota o grande trabalho das equipas de desenvolvimento da Mercedes-Benz para dotar a imagem típica da marca, tanto no exterior como no interior. No habitáculo, sobressai o a forma horizontal do painel de instrumentos e, claro, a elevada quota de espaço disponível para os passageiros.

O modelo combina dimensões exteriores compactas (comprimento de 4498 mm) com elevada amplitude de espaço no habitáculo. Graças a várias versões e detalhes práticos do equipamento, oferece muitas possibilidades de uso e carregamento conveniente. A segunda geração Mercedes-Benz Citan é lançada, agora, nas variantes furgão e Tourer. Mais tarde, haverá uma versão Longa e a Mixto (que junta funcionalidades das versões cargo e das variantes de passageiros). Mesmo na variante Standard de distância entre eixos curta (2716 mm), oferece muito mais espaço face à primeira geração: no furgão, por exemplo, o comprimento da bagageira é de 3,05 metros (com a parede divisória flexível).

Cinco opções de motores de início

No lançamento no mercado, a gama de motores do novo Citan será composta por três opções a diesel – 108 CDI (1.5 litros de 75 cv), 110 CDI (1.5 litros com 95 cv), 112 CDI (1.5 litros de 116 cv) – e duas a gasolina: 110 (1.3 litros de 102 cv) e 113 (1.3 litros com 131 cv).

Todos os motores cumprem a norma Euro 6d e estão combinados com a função ECO start/stop. Estas motorizações têm caixa manual de seis velocidades, sendo que as variantes mais potentes (diesel e gasolina) estarão, a partir do segundo semestre de 2022, também disponíveis com transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades.

Dois níveis de equipamento

O novo Mercedes-Benz Citan Furgão e Tourer está disponível com duas linhas de equipamento: BASE e PRO. Com a Linha BASE, o cliente tem acesso a um veículo de entrada, versátil e funcional, com todo o equipamento básico necessário incluindo ar condicionado, rádio, porta lateral deslizante e piso de carga revestido, entre outros. A linha PRO combina um design distinto e funcionalidades adicionais, incluindo sistema de entretenimento MBUX, sistema de auxílio ao estacionamento por sensores ultrassónicos, regulador e limitador de velocidade, etc.

Em termos de tecnologia, a Citan adota alguns dos mais recentes dispositivos de segurança e conforto dos automóveis de passageiros. Assim, de série ou como opcionais, o mais recente membro da família Mercedes-Benz Vans pode ter no equipamento sistemas como o Keyless-Go (acesso sem chave de ignição), o pacote de estacionamento com Parktronic ou o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Este último sistema tem como pontos fortes o conceito de operação intuitivo com um touchscreen de sete polegadas, botões Touch Control no volante ou o assistente de voz “Olá Mercedes”. Outras vantagens são a integração do smartphone com Apple Car Play e Android Auto, o sistema mãos-livres Bluetooth e o rádio digital (DAB e DAB+).

Versão elétrica em 2022

O Mercedes-Benz eCitan será lançado já no segundo semestre de 2022. Este Citan totalmente elétrico também estará disponível em várias versões.

A autonomia de acordo com o ciclo WLTP deverá rondar os 285 km, correspondendo às necessidades dos clientes profissionais, que muitas vezes utilizam este veículo para serviços de entrega nas cidades. Em postos de carregamento rápido, estima-se que a bateria carregue dos 10% a 80% em 40 minutos.

O motor elétrico, disponível para as várias variantes de carroçaria, proporciona uma potência máxima de 75 kW/102 cv. O binário máximo é de 245 Nm e está disponível assim que o veículo se movimenta, permitindo uma aceleração especialmente poderosa logo a partir do arranque. A bateria de iões de lítio, com uma capacidade de 44 kWh, está posicionada na parte inferior à frente do eixo traseiro, onde também está protegida contra colisões.

Uma grande vantagem: no que diz respeito às dimensões do compartimento de carga, à carga útil e à disponibilidade de equipamentos, os clientes não precisam de abdicar de atributos em comparação com um veículo equipado com um motor convencional. Até um acoplamento de reboque estará disponível para o futuro eCitan.

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