Volkswagen quer construir fábricas de baterias na Europa

Volkswagen quer construir fábricas de baterias na Europa

A expansão dos carros elétricos está a acontecer, e as fabricantes já estão a preparar-se para estar à altura da crescente procura. Exemplo disso é a Volkswagen que pretende construir fábricas de baterias na Europa.

O objetivo passa por consolidar as atividades de toda a cadeia de valor do componente.

Assim como os de várias outras fabricantes, os executivos da Volkswagen estão conscientes de que o negócio das baterias está em expansão. Por isso, o grupo anunciou a criação de uma empresa europeia, que surgirá com o objetivo de consolidar a atividade ao longo de toda a cadeia de valor das baterias.

Desta forma, a Volkswagen dará mais um passo na direção do seu ambicioso objetivo: tornar-se líder mundial de veículos elétricos.

Queremos oferecer aos nossos clientes baterias de veículos potentes, económicas e sustentáveis, o que significa que devemos ser ativos em todas as fases da cadeia de valor da bateria que são críticas para o sucesso.

Explicou Thomas Schmall, membro do conselho de Gestão de Tecnologia da Volkswagen e CEO do Volkswagen Group Components.

O grupo planeia construir um total de cinco fábricas em solo europeu, até 2030. A primeira será construída em Salzgitter e estará operacional em 2025. A Volkswagen gastará dois mil milhões de euros no arranque das instalações, e criará 2.500 postos de trabalho.

Estamos agora a juntar o nosso poder em Salzgitter, com o objetivo de fomentar a inovação e assegurar o apoio dos melhores parceiros para a nossa nova empresa no futuro. Já temos uma forte equipa de baterias em Salzgitter composta por 500 empregados de 24 países, e continuamos a reforçar esta equipa ao nível da liderança.

Além das fábricas de baterias que a Volkswagen vai construir, haverá ainda uma sexta, a ser operada pela Northvolt, em Skellefteå. Esta fornecerá ao grupo células de alto desempenho para os seus veículos premium, a partir de 2023.

Mais tarde, a Volkswagen vai também investir em novos modelos comerciais baseados na reutilização de baterias e na reciclagem das suas matérias-primas.

Fonte: Pplware

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #atualidade #sustentabilidade #eficienciaenergetica