49% Dos portugueses não terão uma festa de Natal devido à Covid-19

49% dos portugueses não terão uma festa de Natal devido à Covid-19

Depois de um ano em que as celebrações de Natal de muitas empresas ficaram suspensas, 49% dos portugueses ainda contínua com receio de celebrar o Natal com os seus colegas, revela o estudo realizado pela , plataforma de mobilidade líder na Europa.

Apesar do receio, o mesmo estudo revela que 68% dos portugueses gostaria de ter festa de Natal da empresa, ainda que num conceito diferente do tradicional, já que 56% prefere agora que a empresa realize uma festa de Natal mais pequena e intimista. No entanto, 11% preferiria festas maiores e mais arrojada, para compensar as “perdas” com a pandemia e 20% não se importa com o tipo de festa, desde que exista uma. Apenas 5% indica preferir festas online.

Para além de Portugal, existem outros países que ainda estão muito relutantes em celebrar e participar nas festas de Natal das empresas. Por exemplo, 26% dos irlandeses, 25% dos alemães e 18% ingleses afirmam não ir às festas de Natal empresariais. Em todos os casos a principal razão é devido à Covid-19.

Apesar de a maioria dos entrevistados destes 10 países – Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unidos e Roménia – querer celebrar a festa de Natal da empresa, existe ainda 12% que ainda não tem a certeza, principalmente devido à crise da COVID-19 (49%). Outras razões apontadas são o facto de não gostarem de festas de Natal (34%) ou que preferem celebrar com a sua família ou amigos (32%). As festas online não reúnem grande consenso, mas são apontadas por 4% dos inquiridos.

Observando os dados globais do estudo, verificamos que os romenos (76%) lideram o ranking dos mais “festeiros”, seguidos pelos espanhóis (72%), italianos e polacos (71%). No entanto, existe unanimidade quanto ao formato: pequena e intimista. Neste ponto são os alemães (58%) quem lidera a tabela, seguidos pelos polacos (57%). Já os espanhóis (35%) lideram o ranking dos que gostariam de ter uma festa maior para recuperar o “tempo perdido” devido à pandemia.

Dos portugueses que revelam querer festa de Natal, 45% planeia ficar cerca de 2 horas na festa de Natal, em linha com o resto dos europeus (44%). Os que indicam que irão embora antes das duas horas, fazem-no porque consideram que não é preciso mais tempo para colocar a conversa em dia com os seus colegas (37%) ou por motivos familiares (29%).

Sem que se possa falar em consenso quanto ao objetivo da festa, os austríacos (46%), os ingleses (40%) e os irlandeses (38%) revelam que “comida e bebida” é o principal fator que os leva a marcar presença nas festas de Natal. Os mais sociáveis da Europa são os espanhóis (51%) e os portugueses (49%), que vêm nas festas de empresa uma oportunidade para se (re)encontrarem com os colegas de trabalho, num ambiente mais informal.

Carro próprio para ir, táxi para regressar

De acordo com este estudo FREE NOW o carro próprio (43%) é o meio de transporte preferidos pela grande maioria dos entrevistados europeus para se deslocarem para a festa de Natal das suas empresas. Contudo, são os italianos (73%) e os portugueses (70%) quem lidera a preferência pelo carro próprio, quer na ida, quer no regresso a casa.  Os austríacos são quem mais utilizam os transportes públicos para se deslocarem, quer na ida (29%), quer no regresso (21%).

Já os irlandeses (50%), romenos (43%) e os ingleses (38%) são quem mais usa o táxi para regressar a casa, enquanto os espanhóis se destacam por serem os europeus que mais utilizam outras formas de mobilidade como o car sharing ou os polacos que são quem mais anda a pé.

Em Portugal apenas 15% dos entrevistados vê os custos de deslocação, de e para a festa de Natal da empresa, serem suportados pelo empregador, muito longe de países como a Alemanha, onde esta percentagem chega aos 30%.

“Dentro da oferta FREE NOW for Business, temos disponível o “Pacote de Mobilidade” que possibilita às empresas disponibilizarem um plafond exclusivo para que os seus colaboradores se desloquem de forma mais flexível, segura e sem custo, no dia da festa de Natal da empresa ou noutro momento. É um benefício exclusivo, de atribuição mensal, e que permite aos colaboradores utilizar todas as opções de mobilidade disponíveis na app, tanto por motivos de trabalho como para uso pessoal” explica Bruno Borges, General Manager da FREE NOW Portugal.

O estudo realizado entre os dias 5 a 15 de novembro de 2021, em 10 países – Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unidos e Roménia -, envolveu os usuários da plataforma FREE NOW e teve como objetivo saber como os cidadãos europeus pretendem celebrar as festas de Natal, deste ano, nas suas empresas.

#anecrarevista #anecra #carregamentoelétrico #veículoselétricos #atualidade #FREENOW #SegurançaFREENOW