Grupo VW estabelece parcerias para assegurar produção das suas baterias

Grupo VW estabelece parcerias para assegurar produção das suas baterias

Construtor alemão firma acordos que lhe irão permitir dar um passo significativo na industrialização da tecnologia de baterias e na sua produção em massa.

O grupo Volkswagen acaba de anunciar que fechou três novas parcerias para a produção de baterias destinadas aos seus automóveis elétricos. Na foto de abertura Mathias Miedreich, CEO da Umicore, e Thomas Schmall, membro do conselho da VW marcam o início da parceria.

Apostado em reforçar o seu conhecimento tecnológico de baterias e respetiva gestão de custos, com vista à integração vertical da cadeia de valor deste componente, o construtor germânico prepara-se para estabelecer uma joint-venture com os belgas da Umicore, realizar um investimento nos americanos da 24M e firmar um acordo de longo prazo com os australianos da Vulcan Energy Resources.

Com a criação das novas parcerias, independentes entre si, o grupo Volkswagen pretende dar um passo significativo na industrialização da tecnologia de baterias e na produção em volume de baterias ainda mais sustentáveis e evoluídas. Recorde-se que o construtor pretende construir seis novas fábricas na Europa, até 2030.

A joint-venture com a Umicore, líder em materiais de mobilidade limpa, permitirá à VW obter o fornecimento de materiais catódicos para as suas fábricas de células na Europa. A intenção é aumentar gradualmente a capacidade de produção, começando em 2025 com 20 GWh para a gigafábrica situada em Salzgitter, Alemanha. Até ao final da década o grupo espera atingir uma capacidade de produção anual de até 160 GWh, o equivalente ao fornecimento de baterias para aproximadamente 2,2 milhões de veículos elétricos/ ano.

Já o investimento a realizar na startup 24M, um spin-off do Massachusetts Institute of Technology (MIT), tem como objetivo industrializar a sua tecnologia de processo semissólido, o qual constitui uma melhoria relativamente ao processo de revestimento a seco de baterias. Desta forma, o grupo VW pretende otimizar consideravelmente os custos na futura produção de baterias, ao reduzir a utilização de material e eliminar várias etapas do processo de produção convencional.

Quanto ao acordo de cinco anos com a Vulcan Energy Resources, a ter início em 2026, prende-se com o fornecimento de lítio neutro em CO2 a partir do Vale do Reno Superior, na Alemanha, o qual contribuirá para assegurar o fornecimento desta mátria prima à VW com vista à futura produção própria de células de bateria, tanto na Alemanha como na restante Europa.

Fonte: AWAY magazine

#anecrarevista #volkswagen  #siva  #volkswagenautoeuropa #atualidade #sustentabilidade #eficienciaenergetica