Portugal terá fábrica de conversão de lítio

Portugal terá fábrica de conversão de lítio

Chama-se Aurora a ‘joint venture’ constituída entre a portuguesa Galp e a sueca Northvolt (empresa especializada na produção de baterias de lítio destinadas ao mundo automóvel) tendo em vista a criação da maior e mais sustentável fábrica de conversão de lítio, na Europa, a erguer em Portugal.

Os parceiros da ‘joint venture’ estão neste momento a realizar vários estudos de índole económica e técnica e analisar as possíveis localizações para o nascimento desta infraestrutura, de forma a garantir o início de trabalho das linhas produtivas no final de 2025. Esta fábrica irá representar investimentos na ordem dos 700 milhões de euros e poderá gerar cerca de 1500 empregos diretos e indiretos.

A capacidade anual de produção de hidróxido de lítio pensada para 50 GWh será suficiente para assegurar o fabrico de baterias de iões de lítio para cerca de 700 mil veículos elétricos por ano.

Para a Northvolt, este projeto “proporciona uma tremenda oportunidade económica e social para a região. Esta ‘joint venture’ representa um grande investimento nesta área, e posicionará a Europa não só no caminho para o fornecimento doméstico de materiais-chave necessários no fabrico de baterias. Esta iniciativa vem complementar uma estratégia global baseada em elevados padrões de sustentabilidade, fontes diversificadas e exposição reduzida a riscos geopolíticos”.

Galp e Northvolt estão também comprometidas com todos os cuidados relacionados com a sustentabilidade inerente aos processos de extração e de transformação, em conformidade com as melhores práticas da indústria e de acordo com as políticas ambientais vigentes.

Fonte: AutoFoco

#anecrarevista #atualidade #sustentabilidade #eficienciaenergetica #GalpEnergia #galp #veículoselétricos

#bateriaseletricas #mobilidade