Assim sofre a bateria de um carro elétrico com o frio

Assim sofre a bateria de um carro elétrico com o frio

As baixas temperaturas podem ser determinantes na capacidade das baterias; estudo recente confirma perdas de até 30% na autonomia entre carregamentos.

Está demonstrado em vários estudos que as temperaturas baixas impactam na autonomia dos elétricos, mas um novo trabalho comparativo conduzido por uma equipa de especialistas da Recurrentauto.com vem trazer mais dados que demonstram como as reações químicas e físicas que devem ocorrer numa bateria para que esta funcione diferem a baixas temperaturas.

A empresa norte-americana analisou um conjunto de 13 modelos diferentes e os respetivos valores de autonomia a -7ºC. Para achar o impacto da temperatura no rendimento dos veículos elétricos, estes resultados foram comparados com aqueles obtidos pelos carros a uma temperatura ótima de 21ºC.

Autonomia dos Tesla praticamente não ‘encolhe’

Os resultados demonstraram que, em média, os automóveis perderam 10% da sua autonomia (no ambiente frio) quando não utilizavam o sistema de aquecimento. Mas, em alguns modelos, as perdas disparavam para 30%, em média. Casos do Chevrolet Volt, Bolt e o recém-lançado Ford Mustang Mach-E.

O BMW i3 também perde até 24 % de autonomia nos climas mais austeros, mais do que Volkswagen e-Golf (-23 %), Hyundai Kona (-19 %) e Nissan Leaf (-14 %).

No grupo dos mais resistentes ao frio, os quatro modelos da Tesla analisados: Model 3, Model S, Model X e Model Y, em números para conferir no gráfico abaixo:

Fonte: Motor 24

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