Os concessionários Renault recebem novos contratos que limitam as vendas directas da marca a 10%

Os concessionários Renault recebem novos contratos que limitam as vendas directas da marca a 10%

A marca já está a receber os primeiros contratos assinados pelos concessionários, que entrarão em vigor a 1 de Janeiro de 2024.

A rede Renault em Espanha já está a assinar os novos contratos de distribuição, na sequência do acordo alcançado entre a associação e o fabricante, que foi aprovado pelos concessionários na sexta-feira passada. Entre as cláusulas incluídas está o compromisso da marca de limitar as vendas directas a 10%, o que também afecta as vendas online.

Segundo várias fontes reveladas ao La Tribuna de Automoción, a Renault está também a enviar aquilo a que chamou uma “Carta de Continuidade”, na qual indicam que o actual contrato estará em vigor até 31 de Dezembro de 2023, altura em que será substituído por aquele que já assinaram. Queriam sublinhar que não seria uma pré-notificação de cancelamento, uma vez que estas comunicações são tradicionalmente descritas, uma vez que não haverá reestruturação, uma vez que todos os investidores estão actualmente presentes, mas sim uma simples sucessão de textos.

O envio da documentação começou na segunda-feira passada e as primeiras assinaturas já estão a ser recebidas na sede nacional do construtor de automóveis, e a empresa está confiante de que todas elas chegarão antes do final do ano.

Limitar as vendas directas

As conversações foram realizadas num “ambiente de boa compreensão”, embora também tenham afirmado que “todos tentam sempre tirar o máximo partido do que está a ser negociado”. Apesar da abordagem de continuidade do contrato, a Renault tentou incluir algumas novidades que foram revistas pela equipa jurídica da associação de concessionários.

Assim, a marca terá um maior controlo sobre o marketing de veículos usados dos próprios concessionários e sobre os dados que gera, embora menos do que inicialmente previsto. Ao mesmo tempo, os concessionários conseguiram limitar as operações directas da empresa a 10%, o que inclui também as vendas on-line, “entregas em que os concessionários terão prioridade”.

Desta forma, a Renault renovou a ligação com a sua rede antes de conhecer o novo Regulamento Europeu que sucederá ao SR 330/2010 que expira em Maio e cujo texto definitivo ainda não é conhecido.

Fonte: La Tribuna de Automoción

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