Convém voltar a estudar o código da estrada

Convém voltar a estudar o código da estrada

Há novos sinais de trânsito, que entraram em vigor em 2020, mas a maioria das pessoas não os conhecem. Talvez porque nunca os viram.

Por exemplo, o sinal que proíbe velocidades superiores a 30 km/h já existe, o que significa que a lei que o regula também já existe. Mas talvez ainda não tenha sido “plantado” em nenhuma rua das cidades portuguesas. Sabemos que algumas das artérias de Lisboa estão na calha para receber tal “adorno”, mas a execução ainda não foi implementada.

Uma dessas candidatas podia ser a Avenida da Liberdade, mas em vez de obrigar os automobilistas a andar mais devagar, parece que a opção vai ser classificar esta artéria como zona de emissões reduzidas e, assim, o sinal será igual ao da imagem seguinte.

Há ainda sinais de aviso de aproximação de zonas sensíveis e que requerem condução mais cuidadosa. É o caso das chamadas zonas de residência ou de coexistência de viaturas e peões. O novo sinal implica redução de velocidade, entre outras precauções. Convém voltar a estudar o código da estrada.

Outros sinais indicam perigo e serão aplicados nas imediações de zonas onde a via pode ser atravessada por linces-ibéricos e por anfíbios, por exemplo. Sim, porque há espécies animais que estão protegidas por lei e não merecem ser exterminadas por atropelamento.

Fonte: Duas Linhas

#anecrarevista #atualidade #policiasegurancapublica #psplisboa #cometlis #transito #EstamosOn #ansr #segurançarodoviária #guardanacionalrepublicana #gnr #codigodaestrada #cartadigital