Quatro coisas que não deve (mesmo) fazer ao seu automóvel

Quatro coisas que não deve (mesmo) fazer ao seu automóvel

Há certos comportamentos que nunca devemos adotar, se queremos que o nosso automóvel tenha saúde por muitos anos. Atos simples podem ajudar à manutenção de um veículo.

Além disso, muitos condutores podem até estar a fazer mal ao seu carro sem saber. Fique, por isso, com quatro conselhos daquilo que nunca deve fazer caso queira o melhor para o seu veículo.

  1. Atingir altas rotações com o motor frio – Os motores de combustão, na sua grande maioria, precisam de algum tempo para aquecer. O calor é necessário para expandir os componentes internos e assim proporcionar as condições ideais de funcionamento e lubrificação. Não ter cuidado com o motor frio pode acelerar o desgaste do mesmo e aumentar o consumo de combustível.
  2. Colocar água da torneira juntamente com o líquido do radiador – Verificar o nível é sempre um bom hábito, mas caso seja necessário nunca o encha com água normal. Os líquidos de refrigeração, ou anticongelantes, são compostos, normalmente, por 50% de água e 50% de um aditivo, o etilenoglicol. É importante utilizar sempre o líquido de refrigeração indicado pelo fabricante.
  3. Trocar o óleo do motor com base apenas nos quilómetros percorridos – É um bom indicador respeitar os quilómetros assinalados pela oficina que fez a revisão ao seu automóvel. No entanto, o óleo tem uma validade e não convém deixar passar essa validade mesmo que não tenha percorrido os quilómetros necessários à troca do óleo. Após determinado tempo, os componentes do óleo começam a degradar-se e a sua capacidade para lubrificar fica comprometida, aumentando assim o atrito dos componentes internos do motor, tal como o consumo.
  4. Comprou um carro novo? Então tenha atenção à velocidade e bruscas acelerações – No manual do Dacia Sandero, em 2020, está escrito que, por exemplo, não se deve passar dos 130 km/h nos primeiros 1000 quilómetros realizados. Apesar dos avanços tecnológicos, os atuais motores a combustão interna ainda necessitam de um período inicial de maior cuidado. O motor precisa de atingir um nível ideal para funcionar em pleno.
Fonte: Noticias ao Minuto

#anecrarevista #reparação #anecra #aftermarket #atualidade