Ataque à Impresa é mais um exemplo de como os media são os novos alvos favoritos dos hackers

Ataque à Impresa é mais um exemplo de como os media são os novos alvos favoritos dos hackers

O incidente que afetou o grupo Impresa é o mais recente de uma longa lista de ciberataques a meios de comunicação, incluindo jornais, revistas, entre outros.

Este tipo de ataques é cada vez mais comum e afeta organizações de todos os setores e dimensões: os cibercriminosos – neste caso, pertencentes ao Lapsus$ – obtém informações privadas dos meios de comunicação e aproveitam-se desses dados para começar um processo de chantagem, normalmente relacionada com extorsão de dinheiro.

Depois de acederem aos servidores Amazon Web Services do grupo Impresa, os cibercriminosos ameaçaram divulgar a informação obtida se a empresa não efetuasse um pagamento, como indicado numa nota de resgate carregada nas páginas web da Impresa. É de notar que durante este incidente, os cibercriminosos também levaram a cabo ações de defacing, um tipo de ataque dirigido a um website, caracterizado pela modificação da sua aparência visual.

Esta ameaça multiplicou-se nos últimos anos, tendo surgido vários grupos APT, tais como os responsáveis do incidente que envolveu a Sony, que sofreu uma grande quebra de segurança depois de ter sido vítima do grupo norte-coreano Lazarus em 2014; e grupos hacktivistas, tais como os que atacaram os meios de comunicação israelitas no aniversário do assassinato de Soleimani.

De recordar que nos últimos meses, foram observados ataques direcionados contra grupos de media, tais como o ataque de ransomware contra o grupo norueguês Amedia (o segundo maior grupo de media do país e um dos mais importantes a nível europeu), o incidente de segurança em Outubro que levou à fuga de milhares de dados do Twitch, uma plataforma utilizada por numerosos meios de comunicação social para a publicação de notícias ou programas, o ataque de ransomware nesse mesmo mês contra o grupo de comunicação social americano Sinclair, que levou a que se paralisassem as emissões televisivas, ou a operação de ciberespionagem contra jornalistas com o spyware Pegasus.

#anecrarevista #anecra #atualidade #mercadousados #reparação  #aftermarket  #peças