Estradas de carregamento por indução. Stellantis inicia 3.ª fase de testes

Estradas de carregamento por indução. Stellantis inicia 3.ª fase de testes

Uma nova forma de carregamento de veículos elétricos em andamento está a ser testada em Itália. A tecnologia está a cargo da Stellantis, que inclusivamente criou um circuito fechado e específico, a Arena do Futuro, para o efeito.

Muito semelhante ao carregamento wireless de um smartphone, o grupo automóvel italiano Stellantis, pretende utilizar a tecnologia de carregamento indutivo para veículos elétricos, estejam eles estacionados, ou em andamento. Procedendo ao carregamento das baterias sem recurso a quaisquer cabos.

Ao instalar um dispositivo de transferência de energia dinâmica sem fios (DWPT), por baixo da estrada, tal possibilitará carregar qualquer veículo elétrico que tenha o recetor especial da Stellantis instalado.

O projeto está agora a entrar na fase três e a empresa vai testar o sistema de carregamento sem fios num circuito fechado.

Chamado de Arena del futuro (Arena do Futuro, em português), este circuito de 1050 metros, com um dispositivo DWPT de 1-Megawatt, foi construído com o intuito de testar a dinâmica de carregamento sem fios em andamento.

“Esta é uma solução de ponta para fornecer uma resposta para as questões de alimentação de energia e alcance dos veículos dos consumidores”, disse a chefe da E-Mobilidade Global Stellantis Anne-Lise Richard.

O projeto é visto como entusiasmante para os proprietários de veículos elétrico, sendo que a Stellantis tem previsto um investimento de 30 mil milhões de euros, no desenvolvimento destas tecnologias.

Este tipo de iniciativas visam, igualmente, encorajar a compra de veículos elétricos.

Fonte: Turbo

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #maismobilidade #mercadousados #reparação #atualidade #peças