Kia EV6 e Carnival vencem prestigiados prémios GOOD DESIGN 2021

Kia EV6 e Carnival vencem prestigiados prémios GOOD DESIGN 2021

A Kia foi galardoada com dois prestigiados prémios de design para dois dos seus mais recentes modelos, com o crossover elétrico Kia EV6 e o MPV Kia Carnival de quarta geração a conseguirem lugares de topo na categoria de “Transporte” na iniciativa GOOD DESIGN Awards.

O novo EV6 é o primeiro automóvel da Kia especificamente concebido para ser um veículo elétrico a bateria (BEV) e também o primeiro modelo da marca a basear-se na nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), oferecendo uns notáveis 740 km de autonomia máxima (circuito urbano – WLTP) e carregamento ultrarrápido.

As ousadas linhas de base do EV6 incorporaram a aclamada filosofia de design da Kia “Opposites United”, inspirada nos contrastes que encontramos na natureza e na humanidade. Os destaques exteriores principais deste modelo incluem elegantes luzes de circulação diurna inseridas no novo “Rosto de Tigre Digital”, um perfil lateral moderno e aerodinâmico e uma arrojada silhueta inspirada nos crossover. Por seu turno, o habitáculo beneficia das vantagens da nova plataforma E-GMP, que facilitou a criação de um ambiente interior que se define pela sua alta tecnologia, amplitude e conforto.

Já o novo Kia Carnival MPV (não disponível na Europa), desenhado no estúdio de design da Kia na Califórnia, apresenta-se ousado e compacto, transmitindo a linguagem de design que encontramos na altamente bem sucedida gama de SUV robustos da marca, nomeadamente no Telluride, no Sorento e no Seltos. O capô desta nova versão do Carnival é dominado por linhas vincadas, que ajudam a destacar o carácter indomável deste modelo, ao mesmo tempo que as bem definidas cavas das rodas acrescentam uma sensação de volume às laterais. O interior com três filas de bancos, disponível nas modalidades de sete ou oito lugares, oferece uma configuração luxuosa e flexível, que resulta num dos mais amplos espaços para os passageiros e para carga existentes na sua classe.

Karim Habib, Diretor do Kia Design Centre, explica: “A conquista destes dois prémios GOOD DESIGN é o reconhecimento da abordagem que adotámos na conceção do EV6 e do Carnival, constituindo um tributo aos esforços de colaboração da nossa talentosa equipa de design internacional. O último ano foi de viragem para nós, nomeadamente com o lançamento da nossa nova filosofia de design “Opposites United”, cujo espírito está já a transformar os nossos modelos, e estamos empenhados em garantir que a Kia mantenha esta atitude de desafio aos limites do design de automóveis”.

Estes dois galardões são os mais recentes de uma sucessão de prémios que os jurados dos GOOD DESIGN Awards têm vindo a atribuir à Kia nos últimos anos, reconhecendo a solidez do espírito de design em evolução da marca. Ainda no ano passado, o painel atribuiu ao Kia K5 sedan de terceira geração e ao Kia Sorento SUV de quarta geração as mesmas distinções. Anteriormente, também outras gerações do K5 e do Sorento tinham já vencido prémios GOOD DESIGN, o mesmo acontecendo com outros modelos, como é o caso do SUV Telluride e do crossover Soul.

Com a sua primeira edição realizada em 1950, os GOOD DESIGN Awards são uma das competições de design mais antigas do mundo, cuja organização está a cargo do The Chicago Athenaeum: Museu de Arquitetura e Design e do seu Centro Europeu para o Design de Arte Arquitetónica e Estudos Urbano. Anualmente, o painel de jurados seleciona produtos e líderes de diversos ramos em 50 países que tenham traçado novos rumos em matéria de “inovação, sustentabilidade, design superior e funcionalidade sem paralelo”.

#anecrarevista #anecra #kiaportugal #veículoselétricos #atualidade #Kia #EV6 #KiaEV6 #mobilidade #kiavibe #kiaestilovida #veículoselétricos