Europeus compraram menos carros em 2021

Europeus compraram menos carros em 2021

O comércio de carros novos na Europa caiu 2,4% no ano passado.

Nada como a queda de quase 24% registada em 2020, mas a Covid-19 voltou a fazer-se sentir na indústria e no mercado automóvel.

E 2021 foi mesmo um ano que ficará para a história pelas piores razões: os 9,7 milhões de carros vendidos na União Europeia representam o valor mais baixo registado desde o início da atual série estatística levada a cabo pela ACEA.

O que explica isto?

A crise de semicondutores e de outras matérias-primas explica este mau desempenho.

Ao mesmo tempo, acresce o mau desempenho do mercado alemão – as matrículas no maior consumidor de carros europeu caíram 10%.

Na Alemanha, foram vendidos menos 295 mil carros novos em relação a 2020.

Mas houve mercados com bom desempenho

Olhando para os principais mercados europeus, França e Espanha, por exemplo, conseguiram aumentar as vendas em alguns milhares.

Itália conseguiu mesmo um registo positivo de 5,5% nas matrículas (face a 2020).

Quanto a Portugal, o volume de matrículas cresceu, ainda que ligeiramente.

Apesar dos constrangimentos do mercado, houve uma variação positiva de 0,8% nas matrículas de ligeiros em Portugal relativamente a 2020.

Efeito nos construtores

Alguns grupos automóveis não resistiram à crise…

  • A Volkswagen recuou 4,8%
  • A Stellantis caiu 2,1%
  • O grupo Renault perdeu 10,2%

Outros conseguiram crescer…

  • O grupo Hyundai cresceu 18,4%
  • O grupo BMW subiu 1,5%
  • O grupo Toyota ganhou 9,1%

Em Portugal, a marca dominante foi a Peugeot.

O Peugeot 2008 superou mesmo, em número de matrículas, os até então líderes Renault Clio e Captur.

Fonte: Fleetmagazine

#anecrarevista #anecra #atualidade #maismobilidade #mobilidade #ue #uve #mobilidadeurbana #EVs #carregamentoelétrico #veículoselétricos #Sustentabilidade #veiculoseletricos