Carregadores elétricos fabricados em Portugal vão dar energia a autocarros na Austrália

Carregadores elétricos fabricados em Portugal vão dar energia a autocarros na Austrália

Os autocarros elétricos Element, que serão construídos na fábrica da Custom Denning, na Austrália, terão pontos de carregamento fabricados pela Siemens em Corroios.

A fábrica da Siemens em Corroios vai produzir estações de carregamento para autocarros elétricos que serão utilizadas no lançamento dos autocarros elétricos do fabricante australiano Custom Denning, e estarão disponíveis para futuras encomendas dos seus clientes.

A informação é avançada pela Siemens, através de um comunicado. As unidades de carregamento adquiridas por este operador australiano são as Sicharge UC, e farão parte da fase de ensaios de autocarros elétricos com zero emissões da Custom Denning. A Siemens não revelou o valor da encomenda nem o número de pontos de carregamento que enviará para a Austrália.

A empresa construiu quatro protótipos do seu novo autocarro elétrico, Element. Cada autocarro experimental será entregue a um operador, juntamente com uma unidade Sicharge UC100, capaz de fornecer até 100 kW, bem como uma solução digital de gestão de entreposto da Siemens. Fora estes planos, a Custom Denning adquiriu também um stock de unidades de carregamento Sicharge UC100 para oportunidades futuras, diz a Siemens.

As funcionalidades de monitorizar e reportar da solução digital de gestão de entreposto permitirão aos operadores de autocarros controlar de forma centralizada todas as unidades de carregamento e reportar facilmente os principais indicadores, incluindo as poupanças nos custos operacionais. A funcionalidade de gestão inteligente também permite fazer o carregamento programado para tirar partido de tarifas noturnas mais baixas, assegurando ao mesmo tempo que os autocarros atingem o estado de carregamento desejado no momento em que devem entrar em serviço no dia seguinte.

Os autocarros elétricos Element serão construídos na fábrica da Custom Denning, localizada em St. Marys, na parte ocidental da cidade de Sidney, Austrália. Logo que tudo esteja operacional, a fábrica terá capacidade para produzir 550 autocarros elétricos por ano, os quais se destinam tanto ao mercado nacional como internacional.

Esta aquisição acontece num momento de grande incentivo aos autocarros elétricos na Austrália. De acordo com a Autoridade Governamental Australiana para as Alterações Climáticas, as emissões de gases de efeito de estufa dos transportes da Austrália têm vindo a aumentar todos os anos desde 1990 (exceto em 2020, devido à COVID-19).

Com um peso de 21%, os veículos pesados e os autocarros representam a segunda maior parcela dessas emissões. Os governos estatais estão a encorajar a adoção de transportes com baixas emissões. O Estado de Nova Gales do Sul, por exemplo, pretende converter, até 2030, todos os seus 8.300 autocarros para zero emissões.

Fonte: Expresso

#sustentabilidade #alteraçõesclimáticas #anecrarevista #anecra #atualidade #maismobilidade #mobilidade #ue #Siemens

Custom Denning