FREE NOW cresce 39% no total de viagens em Portugal

FREE-NOW-cresce-39-no-total-de-viagens-em-PortugalA FREE NOW acaba de apresentar o relatório “Mobility as a Service 2022”. Num evento digital realizado ontem e conduzido pelo seu General Manager em Portugal, Bruno Borges, a empresa divulgou os números mais relevantes da sua operação nas mais de 170 cidades europeias nas quais está presente, incluindo as portuguesas, e perspetivou as principais tendências do setor para 2022. Este documento resulta do cruzamento de informação obtida através dos recentes estudos desenvolvidos por entidades externas, inquéritos e dados internos relativos a viagens e frotas.

Principais dados:

  • Seguindo a tendência europeia, 59% dos portugueses indicam que preferem ter uma só aplicação que integre todas as opções de mobilidade disponíveis no mercado. Neste sentido, a FREE NOW posiciona-se como a maior Super App de mobilidade e anuncia agora 10 novas parcerias para 2022 que lhe permitirão afirmar-se como a plataforma de multi-mobilidade com o maior número e variedade de veículos disponíveis para os utilizadores europeus.
  • Estes números assumem ainda maior importância quando os dados disponíveis indicam que 27% dos utilizadores recorrem a mais do que um modo de transporte na aplicação FREE NOW.
  • Em 2021, apesar da pandemia, o número total de viagens da FREE NOW cresceu em toda a Europa (subiu mais de 1/3). Em Portugal este crescimento foi de 39%, chegando aos 40% quando a análise incide apenas sobre os Táxi e TVDE (em toda a operação europeia este indicador.
  • A utilização de serviços como eScooters, eMoped, eBike e car sharing, por sua vez, aumentou 18 vezes em comparação com o período homólogo. Em Portugal, registou-se uma subida de 30% nas viagens por eMoped no último trimestre de 2021 (vs. o trimestre anterior).
  • O compromisso de sustentabilidade assumido pela FREE NOW continua a revelar-se uma estratégia eficaz para uma transição de toda a operação para uma energia mais limpa:
  • Lisboa destacou-se em 2021 como a cidade com mais viagens realizadas por veículos elétricos em toda a operação europeia;
    • Os serviços efetuados por veículos elétricos subiram 69% entre 2020 e 2021.
    • Em 2021 a percentagem de veículos elétricos face ao total da frota foi de 15%. Em Lisboa, 13% do total dos veículos da frota é elétrico, no Porto são 19% e em Faro são 9%.
    • O número de carros elétricos na frota europeia da FREE NOW aumentou 200% e o número de viagens deste tipo de veículos cresceu 79% em toda a operação.

Entre outras iniciativas, Bruno Borges, General Manager da FREE NOW em Portugal, destaca que continuará a ser dado apoio aos motoristas: “Somos solidários para com as suas reivindicações por melhores condições e, mais do que isso, até desenvolvemos uma série de iniciativas com o intuito de elevar a fasquia global do setor a esse nível: aumentámos a tarifa mínima por viagem, de 2,50€ para 3€, e eliminámos as tarifas low cost, ao contrário dos nossos concorrentes, numa tentativa de mitigar a precariedade e a baixa remuneração associadas à carreira de motorista TVDE. Além disso, é importante relembrar que somos a plataforma que cobra a menor comissão (20%) a estes profissionais, 18,5% no caso de veículos elétricos, e pagamos compensações a para recolhas a distâncias superiores a seis quilómetros. Outro dado relevante para esta equação é que é somos a única plataforma a operar no mercado nacional que paga todos os impostos em Portugal”, esclarece o responsável.

E acrescenta: “Estas iniciativas representam um esforço enorme para nós, já que, para não abdicamos de sermos competitivos, não fazemos refletir estas medidas no preço final dos nosso utilizadores, permitindo-nos manter este rumo de crescimento”.

#anecrarevista #anecra #carregamentoelétrico #veículoselétricos #atualidade #FREENOW #SegurançaFREENOW