Mobilidade | Lisboa foi a cidade europeia onde mais pessoas trocaram o carro por trotineta nas viagens da Bolt

Mobilidade | Lisboa foi a cidade europeia onde mais pessoas trocaram o carro por trotineta nas viagens da Bolt

Aplicação de mobilidade incentivou os utilizadores a optarem por trotineta em vez de automóvel em viagens curtas. Um quarto dos trajetos feitos de carro na Bolt, em todo o mundo, têm menos de três quilómetros.

Face à quantidade de viagens muito curtas feitas de automóvel nas cidades, a Bolt, aplicação de mobilidade, lançou um incentivo aos utilizadores no momento de escolha do transporte para deslocações inferiores a três quilómetros. Apresentando o valor dessa mesma viagem feita de trotineta, muitas pessoas deixaram de lado a opção do carro, tendo Lisboa sido a cidade europeia com melhores resultados, registando um aumento de 210% de utilizadores a optar pela trotineta perante esse incentivo.

O estudo feito pela Bolt e pelo Instituto de Economia dos Transportes, uma instituição norueguesa, concluiu que 60% dos utilizadores europeus estiveram disponíveis para usar trotineta em vez de carro nesses trajetos curtos, caso houvesse uma disponível a menos de 300 metros. E verificou que esse impulso levou a uma mudança de hábitos de mobilidade, uma vez que em cidades como Lisboa e Oslo os utilizadores passaram a procurar mais a trotineta para viagens pequenas.

Para este estudo, a Bolt selecionou utilizadores aleatórios de dez cidades europeias a quem a aplicação dirigiu esse incentivo. Esses grupos foram depois comparados com outros utilizadores, “permitindo assim estudar a mudança nos hábitos de mobilidade”, explica a empresa, em comunicado. Noutras cidades europeias o programa também teve bons resultados: o incentivo levou mais 40% dos utilizadores a optarem pela trotineta em Estocolmo, além de Gotemburgo (54%), Oslo (42%), Cracóvia (68%) e Madrid (41%).

“Na Europa, a maioria das viagens de carro têm menos de cinco quilómetros de distância e cerca de 25% das viagens de carro na Bolt, a nível mundial, são mais curtas do que três quilómetros. Ao encorajar os utilizadores a adaptar a sua opção de mobilidade partilhada à distância da sua viagem, é possível ter um impacto considerável no ambiente. De acordo com dados da Bolt, as emissões de CO2 de uma trotineta são, em média, três vezes inferiores às emissões de CO2 de um carro”, afirma Andrea Vota, Public Policy Manager da Bolt para Portugal, Espanha e Itália, citada no comunicado.

Lisboa, Braga, Coimbra, Barcelos, Setúbal e Cascais são as cidades portugueses com o serviço de trotineta da Bolt disponível.

Fonte: Expresso

#anecrarevista #anecra #carregamentoelétrico #veículoselétricos #atualidade #bolt