Primeiros resultados promissores na utilização do Citroën ë-Jumpy Hydrogen pela Suez

Primeiros resultados promissores na utilização do Citroën ë-Jumpy Hydrogen pela Suez

“O Citroën Ë-Jumpy Hydrogen representa um novo e importante avanço na estratégia de eletrificação da marca. Completa a nossa gama de veículos comerciais ligeiros com zero emissões, que é atualmente a maior do mercado. Esta nova solução combina as tecnologias de Baterias de Iões de Lítio e de Pilha de Combustível, de forma a responder à utilização intensa dos profissionais, graças a um tempo de carregamento de hidrogénio de apenas três minutos e a uma autonomia de condução de 400 km. Esta tecnologia irá desempenhar um papel fulcral no lançamento de soluções de mobilidade zero emissões para os profissionais”. Richard Meyer, Estratégia & Desenvolvimento Internacional – Business Unit de Veículos Comerciais Ligeiros

Resultados Conclusivos

Os operadores da SUEZ – Carcassonne utilizaram o ë-Jumpy Hydrogen ao longo do passado mês de janeiro. As suas impressões sobre este primeiro furgão a pilha de combustível são muito positivas e evidenciam que as características oferecidas pelo veículo estão em conformidade com as utilizações e necessidades exigidas nas suas atividades.

Uma Tecnologia Adaptada a este tipo de Utilização

Nas instalações de Carcassonne, apenas os supervisores das equipas irão utilizar o ë-Jumpy Hydrogen nas suas atividades diárias. O seu papel é multifacetado, envolvendo visitas a locais de trabalho, reabastecimento de pequenos e grandes equipamentos, trabalhos de reparação de emergência em caso de fuga de água, o que justifica a necessidade absoluta de ter um veículo disponível 24 horas por dia/7 dias por semana, com autonomia de condução suficiente para evitar necessidades de reabastecimentos durante o dia.

As suas viagens dentro das cidades e arredores são, portanto, bastante curtas – na ordem dos 100 km – mas frequentes, pelo que os seus veículos têm de ter uma disponibilidade imediata. Geralmente, o veículo circula com mais de metade do volume de carga permitido, com pesos que excedem frequentemente os 200 kg.

A tecnologia a hidrogénio é apresentada como um complemento à oferta normal de veículos elétricos, uma vez que permite responder a utilizações específicas. De facto, satisfaz os requisitos de uma grande polivalência de utilização, graças a uma autonomia de 400 km e de um tempo de utilização ideal, graças ao reabastecimento rápido que assegura que os veículos estão permanentemente operacionais. O seu abastecimento numa estação de 350 bar demora apenas três minutos para meio depósito (ou três minutos para encher o depósito numa estação com 700 bar de capacidade). A bateria de 10,5 kWh, que proporciona uma reserva de 50 km caso seja consumido todo o hidrogénio existente nos depósitos, é muito fácil de carregar numa tomada normal de 220V, durante noite, três a cinco vezes por semana.

Grande Serenidade de Utilização

O veículo oferece um elevado nível de conforto físico, sendo simultaneamente descomplicado graças à tecnologia híbrida elétrica/hidrogénio. Os utilizadores podem realizar todas as suas atividades com total tranquilidade, sem qualquer ansiedade em termos da autonomia de condução ou da capacidade para transportar equipamento.

A autonomia global de 400 km permite-lhe uma grande versatilidade. O utilizador pode multiplicar um conjunto de deslocações curtas sem ter de se preocupar com carregamentos, situação que permite, assim, satisfazer as necessidades de 44% dos clientes do segmento de furgões compactos, os mesmos que referem que apenas ocasionalmente fazem deslocações superiores a 300 km. A tecnologia de hidrogénio oferece uma nova solução no domínio da mobilidade profissional, complementar ao desenvolvimento de versões puramente elétricas

O ë-Jumpy Hydrogen mantem-se constantemente operacional graças ao carregamento ultrarrápido. Isto é fundamental, dado que os condutores nem sempre conseguem incluir uma ou mais pausas para carregamento nas suas rondas diárias, e porque podem precisar de um veículo disponível 24 horas por dia; nesse sentido, o abastecimento (atesto) do depósito de hidrogénio demora apenas três minutos. “Em relação ao grupo propulsor, o ë-Jumpy Hydrogen oferece uma boa autonomia de condução e não há dificuldades no carregamento da bateria e no abastecimento dos depósitos de hidrogénio”.

A Relevância da Escolha da Citroën por uma Tecnologia “Mid-Power”

Esta tecnologia a hidrogénio combina uma bateria de iões de lítio com uma pilha de combustível ligada a depósitos de hidrogénio. Quando o hidrogénio e o ar entram em contacto com um catalisador, a pilha de combustível gera eletricidade para alimentar um motor elétrico, sendo o único resíduo libertado o vapor de água. Em comparação com uma bateria tradicional, uma pilha de combustível é considerada mais como um conversor de energia do que como um dispositivo de armazenamento.

Esta solução híbrida foi escolhida pela Citroën na sequência de pesquisas realizadas em parceria com a Symbio, uma empresa especializada em pilhas de combustível. O ë-Jumpy Hydrogen beneficia de ambas as tecnologias, ou seja, a bateria de iões de lítio de 10,5 kWh e a pilha de combustível de 45 kW, alimentada por três depósitos de hidrogénio de 700 bar, desenvolvidos pela Faurecia, e com uma capacidade de armazenamento útil de 4,4 kg de hidrogénio.

Uma Tecnologia de Futuro

A versatilidade dos vários sistemas a hidrogénio permite uma multiplicidade de aplicações. Esta tecnologia do futuro desempenhará, assim, um papel essencial na transição energética, particularmente no domínio da mobilidade, respondendo a determinados tipos de utilização.

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