Município da Maia reforça frota elétrica com Soc. Com. C. Santos

Município da Maia reforça frota elétrica com Soc. Com. C. Santos

A Câmara Municipal da Maia reforçou a frota automóvel com viaturas elétricas e híbridas plug-in fornecidas pela Sociedade Comercial C. Santos. Um total de 25 unidades smart EQ e Mercedes-Benz foi entregue pela concessão a este município, que pretende ser o primeiro território português a atingir a neutralidade carbónica.

Os modelos contratados em regime de renting incluem 20 smart EQ forfour e cinco Mercedes-Benz Classe A 250e Limousine. O processo de entrega arrancou no final de 2021 e foi agora concluído. Com estas 25 unidades 100% elétricas smart EQ e híbridas plug-in Mercedes-Benz, a Câmara Municipal da Maia dá mais um passo no sentido da redução das emissões da frota de veículos ao serviço do município. Este fornecimento integra-se, aliás, na integração de uma frota de cerca de 90 viaturas ao serviço da Câmara Municipal da Maia, em que todas são 100% elétricas (a esmagadora maioria) ou híbridas plug-in.

A Maia pretende antecipar as metas de redução previstas para 2050 e atingir a neutralidade carbónica, se possível, antes do referido horizonte temporal. Para tal, tem alicerçado o seu caminho na crescente eficiência energética da comunidade concelhia, beneficiando de melhor qualidade de vida, baseada, entre outras, numa mobilidade ambientalmente mais sustentável.

Soluções amigas do ambiente

“Para a Sociedade Comercial C. Santos, que tem sede na Maia, é um privilégio poder contribuir para que a Câmara Municipal da Maia converta a frota para veículos com menos emissões e, assim, ficar mais próxima da neutralidade carbónica”, afirma o administrador-delegado da Sociedade Comercial C. Santos, Pinho da Costa.

As 25 viaturas agora entregues a este concelho da Área Metropolitana do Porto foram contratadas em renting, com o fornecimento a ser efetuado pela Sociedade Comercial C. Santos em parceria com ALD Automotive, multinacional de gestão de frotas e aluguer operacional. Estas unidades incluem 20 smart EQ forfour e cinco Mercedes-Benz Classe A 250e Limousine.

O automóvel 100% elétrico smart EQ forfour tem potência de 60 kW/82 cv e oferece uma autonomia de 130 km. Destaca-se pela rapidez com que recarrega a bateria. Pode ser carregado, em wallboxes de 22 Kw, em apenas 45 minutos. A smart, disponível apenas com versões 100% elétricas desde 2020, é o ícone da cidade.

O Mercedes-Benz Classe A 250e Limousine é um híbrido plug-in. Conta com um motor/alternador elétrico com uma potência de 75 kW e um motor a gasolina de quatro cilindros 1330 cc e 102 cv. A potência total do sistema atinge 160 kW (218 cv) e um binário de 450 Nm.

O A 250e Limousine tem bateria com 15,6 kWh de potência e uma autonomia 100% elétrica de 70 km (portanto, suficiente para as necessidades quotidianas da maioria dos utilizadores). Numa wallbox de 7,4 kW com corrente alternada (AC) carrega em 1h45 (de 10% até 100%) e em corrente contínua (DC), em 25 minutos (de 10% até 80%) em cerca de 25 minutos.

#anecrarevista #atualidade #sociedadecomercialcsantos #mercedesbenz #reparação #ambientes #anecra #mercedesbenzportugal #municipiodamaia #municipiosamaia