Há um aumento de 67% na procura por veículos eletricos usados em fevereiro face ao mesmo mês de 2021

Há um aumento de 67% na procura por veículos eletricos usados em fevereiro face ao mesmo mês de 2021

O Standvirtual, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de fevereiro.

«Depois de um aumento substancial da procura por veículos eletrificados em janeiro deste ano, em fevereiro verificamos a mesma tendência de forma ainda mais evidente, o que reforça que esta tipologia está efetivamente a ganhar cada vez mais força junto dos consumidores. Estamos a trabalhar para que o mercado, tando ao nível dos profissionais como dos clientes, esteja cada vez mais informado sobre a utilização destes veículos que vão marcar o futuro da indústria automóvel”, explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

Houve um decréscimo geral de -4% na procura e de -12% na oferta de veículos, face ao período homólogo de 2021, com uma dinâmica de mercado de 8%. Ainda assim os valores representam uma ligeira recuperação em relação a janeiro (que registou -7% de procura e -14% de oferta face em relação ao mês homólogo).

COMBUSTÍVEL

  • Procura por veículos elétricos continua a aumentar face aos períodos homólogos de 2021, registando um crescimento de +67% em fevereiro, depois de registar +30% em janeiro. Oferta também passa de -2% em janeiro para +10% em fevereiro.
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel já representam quase 10% da procura, em fevereiro, e cerca de 8% da oferta.
  • Diesel (65%) e Gasolina (28%) são as tipologias mais procuradas. No caso do Diesel a oferta de anúncios (63%) aproxima-se do volume da procura, enquanto na gasolina (29%) a oferta é ligeiramente superior.

SEGMENTO E MARCA

  • Em Fevereiro verifica-se um aumento da procura nos segmentos de utilitários (+4%), pequenos citadinos (+3%) e monovolumes (+9%). Em relação à oferta, esta apenas cresce nos coupé (+8%). Os monovolumes mantêm-se como a categoria com maior decréscimo de oferta (-28%), seguindo-se os pequenos citadinos (-24%) e citadinos (-18%), em fevereiro.
  • Carrinhas (19%), SUV (18%) Utilitários (16%) e Citadinos (14%) são os segmentos mais procurados. Em fevereiro, a procura supera a oferta nas categorias de monovolume, coupé, utilitário e SUV.
  • A BMW (13,3%) e a Mercedes-Benz (11,6%) são as marcas mais procuradas em fevereiro, bem como as mais anunciadas (12,2% e 11,2%, respetivamente).
  • No que diz respeito aos carros mais procurados em fevereiro, o top 3 é composto pelo Mercedes-Benz Classe C, BMW Serie 3 e BMW Serie 1.
  • O Renault Zoe, Nissan Leaf e o Tesla Model 3 lideram na procura por veículos eletrificados.

ANO DE MATRÍCULA

  • Procura de carros entre 5 a 10 anos passa de -7% em janeiro para 2% em fevereiro. A procura por carros até 1 ano também recupera, passando de -12% em janeiro para -2% em fevereiro, com a oferta a passar de -25% para -19%. As restantes categorias mantêm-se estáveis.
  • Carros com matrícula de 2015/2016 continuam a ser os mais visualizados em fevereiro (10%), seguindo-se os carros com matrícula de 2020 (7,5%).

PREÇOS

  • Em fevereiro mantém-se a escassez de anúncios face a visualizações, nas categorias de veículos acima de 40.000€ (10% dos anúncios), bem como na categoria abaixo de 5.000€ (7% dos anúncios).
  • A percentagem de anúncios e visualizações é equivalente nas categorias entre 5.000€ e 10.000€ (cerca de 16% para ambos) e entre 25.000€ e 40.000€ (cerca de 18%). Apenas na categoria de 10.000€ a 25.000€ os anúncios (53%) superam as visualizações (39%).
  • A categoria acima de 40.000€ regista a segunda maior percentagem de visualizações (19%).

#anecrarevista #mercadousados #standvirtual #olxgroup #anecra #atualidade #comprarcarro