Mercedes-Benz CLS assistido na Soc. Com. C. Santos apoia GNR no transporte de órgãos

Mercedes-Benz CLS assistido na Soc. Com. C. Santos apoia GNR no transporte de órgãos

A unidade em causa é um Mercedes-Benz CLS 350 CDI de 2010 que está ao serviço da força militar desde o verão de 2021 e que foi alvo de intervenções técnicas na Sociedade Comercial C. Santos. “Esta viatura foi-nos entregue no ano passado. Teve de ser submetida a algumas reparações a fim de contribuir para que a segurança da mesma e a performance estivessem maximizadas e otimizadas”, explica o capitão Luís Paulino, comandante do Destacamento de Trânsito do Porto da GNR.

A viatura já executou 15 transportes de órgãos, que permitiram salvar outras tantas vidas, numa missão de que os militares da GNR se sentem orgulhosos. “A importância desta missão, a qual é uma missão bastante nobre, deriva do facto de, pela infelicidade de algumas vidas se perderem, nós conseguirmos contribuir para salvar outras. Pelo que é uma missão que nós desempenhamos com muito gosto e agrado, tendo em conta o objetivo nobre da mesma”, refere o entrevistado.

Quase 280 vidas salvas

A GNR levou a cabo, em 2021, um total 277 transportes urgentes de órgãos em todo o país. O Destacamento de Trânsito do Porto, de acordo com Luís Paulino, o segundo em termos de transportes realizados, tendo completado 25 missões no ano passado.

Para a GNR é, também, importante comunicar esta nobre missão. “Ao longo dos anos tem-se tentado que a imagem das forças de segurança seja melhorada e que haja um conhecimento por parte da sociedade de que esta é uma missão que nós também desempenhamos e que contribui para que haja vidas salvas e para melhorar aquilo que é a sociedade a funcionar como um todo”, defende Luís Paulino.

Viatura oferece rapidez e segurança

O Mercedes-Benz CLS (C218) 350 CDI de 2010 ao serviço da GNR para o transporte urgente de órgão tem motor 3.0 diesel de seis cilindros com 224 cv. Com caixa de velocidades automática AMG SPEEDSHIFT MCT de sete velocidades, acelera, de acordo com os dados oficiais do construtor, dos zero aos 100 km/h em sete segundos, atingindo uma velocidade máxima de 246 km/h. O consumo médio de gasóleo anunciado é de 7,6 l/100 km.

A missão pressupõe, de acordo com o comandante do Destacamento de Trânsito do Porto da GNR, que se consiga efetuar em segurança a ligação entre o ponto de recolha e o de entrega no mais curto espaço de tempo possível, no sentido de manter órgão nas melhores condições possíveis. “Convém ter um veículo que realmente transmita segurança na condução e que tenha uma performance que leve a que a missão seja executada o mais rápido possível e com a maior segurança possível, tanto para os nossos militares, como para os outros cidadãos que circulam nas vias por onde o transporte é feito”.

O capitão Luís Paulino destaca as qualidades dos veículos específicos para esta missão da GNR. “Com esta viatura, conseguimos evoluir naquilo que fazíamos com os nossos veículos de patrulha, que eram os veículos ‘normais’ com que nós executávamos os serviços. Neste caso, conseguimos, de facto, subir de nível e conseguir fazer esse serviço de forma mais rápida, eficiente e segura”, afirma o entrevistado.

“Grande parte dos serviços de transporte que fazemos é Porto-Lisboa. Portanto, é uma distância de 300 km, que tem que ser feita no mais curto prazo possível. Este veículo, em particular, ajuda a isso”, conclui o comandante do Destacamento de Trânsito do Porto da GNR.

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