Observatório INDICATA | Os preços dos automóveis usados em Portugal aumentam pelo décimo mês consecutivo

Observatório INDICATA | Os preços dos automóveis usados em Portugal aumentam pelo décimo mês consecutivo

O Coronavírus e, mais recentemente, a escassez de semicondutores teve um forte impacto nas vendas de automóveis novos, com a última a empurrar os compradores de automóveis novos para o mercado de automóveis usados. Esta situação foi sustentável durante a maior parte do ano passado, mas a escassez de automóveis usados que chegam ao mercado provenientes do sector de rent-a-car, bem como o facto dos Fabricantes estarem centrados em encomendas vendidas, significou que a crise dos stocks de automóveis usados, que destacámos no mês passado, continua a agravar-se e está a ter impacto nas vendas de automóveis usados.

Oito dos treze mercados viram as vendas de automóveis usados online B2C cair em termos homólogos em Fevereiro, seis dos quais não viram qualquer crescimento em termos homólogos em Janeiro ou Fevereiro.

Em Portugal as vendas de automóveis usados online B2C em Fevereiro foram 1,0% inferiores às de Janeiro, uma vez que as restrições de fornecimento continuam a dificultar as vendas. Contudo, ainda eram 6,8% superiores a Fevereiro de 2021, mas isso não foi suficiente para impedir que as vendas dos dois primeiros meses de 2022 fossem 1,0% inferiores às do mesmo período em 2021 e 9,3% inferiores às de Janeiro e Fevereiro de 2020.

Com um aumento de 35% em termos mensais na venda de usados muito recentes, com menos de 1 ano de idade, e apenas 2% mais baixas do que no mesmo mês do ano passado, há alguns sinais de que os Fabricantes possam estar a apoiar as suas redes com registos tácticos.

Enquanto as vendas de automóveis usados a Gasolina e Gasóleo caíram 1% em relação ao mês anterior, o aumento de 20% em termos mensais nas vendas online B2C de BEVs coloca-os 160% acima das vendas equivalentes em Fevereiro de 2021.

O aumento da procura de BEVs também pode ser visto na rotação de stocks, com todos os grupos motopropulsores a vender a taxas muito semelhantes, o que significa que os BEVs estão agora a vender 104% mais depressa do que há apenas um ano.

O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados a Janeiro de 2021 e foi reposto para o início do novo ano, o que cria uma subida típica de cerca de 2%-4%, seguida normalmente por uma curva descendente dos preços médios devido ao impacto do ciclo de vida do produto. Com a procura ainda forte, as restrições da oferta de stock continuam a ser a principal influência nos preços. Os níveis de stocks de usados online B2C até Março de 2022 diminuíram 7,2% em comparação com apenas um mês antes, tornando-os 31,3% mais baixos do que há apenas um ano atrás. Embora a taxa de inflação dos preços esteja a mostrar alguns sinais de abrandamento, significa que assistimos agora ao décimo mês consecutivo de aumentos de preços dos automóveis usados.

Veja aqui as principais conclusões do 25º relatório do Observatório INDICATA. Nele é feita a mais recente análise do estado actual do mercado de usados europeu (incluindo Portugal), com dados até 28 de Fevereiro.

#anecrarevista #indicata #mercadousados #anecra #frotas #gestãodefrotas #atualidade #mercadousados #comprarcarro #usados