Stellantis e CEA colaboram na modelação digital de baterias

Stellantis e CEA colaboram na modelação digital de baterias

As equipas da Stellantis e do CEA (Commissariat à l’énergie atomique et aux énergies alternatives / Comissariado da Energia Atómica e das Energias Alternativas) apresentaram os primeiros avanços na sua colaboração na área da modelação digital de baterias.

Estes modelos, que possibilitam a análise das estratégias dos tempos de carregamento e os mecanismos de degradação da bateria, destinam-se a aumentar o seu tempo de vida útil para os clientes e a alcançar um melhor controlo dos impactos ambientais das várias tecnologias de bateria ao longo dos próximos cinco anos.

“Estamos satisfeitos por beneficiar da experiência do CEA“, disse Nicolas Champetier, Senior Vice President Advanced Engineering Propulsion Systems da Stellantis. “Este trabalho de modelação digital terá um impacto positivo no desempenho e nos custos de utilização de baterias para os clientes”.

Conforme anunciado a 1 de março de 2022 no seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis pretende apoiar-se em ideias inovadoras para oferecer aos seus clientes soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis. Na sua estratégia de eletrificação, as parcerias tecnológicas com empresas-chave têm um papel fundamental para permitir à Stellantis tornar-se na campeã da indústria na luta contra as alterações climáticas, em particular, graças às tecnologias de baterias de última geração, no que toca a eficiência energética e custo de utilização para os clientes.

“É com orgulho que o CEA fornece à Stellantis a sua experiência tecnológica, considerando todas as fases do ciclo de vida do produto, desde o seu desenvolvimento até ao final da sua vida útil”, afirmou Stephane Siebert, Director of Technological Research do CEA.

Sendo um importante protagonista em termos de inovação, o CEA tem como missão promover as tecnologias que desenvolve de modo a apoiar a competitividade das empresas e a soberania tecnológica francesa. Ao mesmo tempo, a procura pelos resultados ótimos económicos e ambientais da transição energética requer a conceção de componentes que integrem imperativos de sobriedade, durabilidade e reciclabilidade.

A experiência sem precedentes assegurada pelo CEA e as inovações daí resultantes têm vindo a nutrir toda a indústria automóvel há 30 anos: construtores, fabricantes de equipamentos e subcontratantes, gestores de rede e empresas digitais.

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade #fiat #abarth #peugeot