«Com a FUCHS as coisas têm funcionado muito bem.»

«Com a FUCHS as coisas têm funcionado muito bem.»

Chegar à lendária Garagem Aurora do “Mestre Eduardo” é uma aventura. Parece uma viagem ao passado quando se atravessa o armazém de outra empresa na zona industrial do Porto. A seguir vira-se à esquerda, conduz-se mais alguns metros pela rua estreita de sentido único, com carros estacionados nos dois lados, até surgir à esquerda a Garagem Aurora. É impossível entrar, só dá para encostar porque há Porsches por todo o lado: dezenas de viaturas no chão, meia dúzia de viaturas elevadas, poucas recentes entre muitas clássicas, várias delas de competição, e no meio deste cenário impressionante, entre vários mecânicos: Eduardo Santos, o filho do “Mestre Eduardo”, que há 13 anos assumiu a gerência da mítica oficina fundada em 1946 na Foz. «Os carros antigos têm sempre coisas a fazer e são sensíveis nas mecânicas e nós estamos constantemente a tentar encontrar soluções modernas, a inovar», explica o engenheiro de mecânica automóvel. 70 por cento dos clientes têm Porsches clássicos e 12 clientes são pilotos a tempo inteiro. Reagiram muito bem quando a Garagem Aurora lhes comunicou a parceria com a FUCHS há um ano. «Os pilotos confiam em nós e, realmente, com a FUCHS as coisas têm funcionado muito bem. Agradou-me o facto de eles se preocuparem em arranjar o produto que a gente queria, meterem-se logo no mercado à procura de soluções para trazer para cá o produto. Têm-nos dado um apoio muito bom, quando ligo e pergunto o que recomendam para este carro ou para aquele. E às vezes também nos ligam a pedir uma opinião», sublinha Eduardo Santos.

A colaboração entre a Garagem Aurora e a FUCHS Lubrificantes foi precisamente pensada assim: como parceria de aconselhamento mútuo. Para o gerente, esta vantagem e o espírito de equipa com os técnicos e os comerciais da FUCHS valem muito mais do que os bons resultados de negócios desta parceria: «Eu como empresário não devia dizer isto: Muitas vezes nas parcerias não olho para o resultado. Para mim é muito mais importante a relação, a amizade, a troca e a entreajuda e estou muito satisfeito.»

Grande parte dos carros de competição só saem da Garagem Aurora para a pista de corrida. Os mecânicos especializados tratam de toda a manutenção e preparam as viaturas para a próxima prova. Eduardo Santos está presente em todas – o que significa 30 fins de semana por ano – com a equipa de manutenção da Garagem Aurora. «Temos um ambiente muito bom na nossa box», sublinha.

Quanto à manutenção, conta que o óleo de travões «praticamente é mudado todos os fins de semana, sempre que vamos à pista. Também mudamos o óleo de motor porque estes carros, com mecânicas antigas, gostam de ter uma mistura muito rica a nível de gasolina e têm tendência a contaminar muito o óleo com gasolina, e daí a FUCHS ser bastante importante neste capítulo». A FUCHS também fica a ganhar porque «é em competição que surgem as maiores exigências aos componentes e lubrificantes», informa André Castro Pinheiro, o diretor da divisão automóvel da FUCHS, que sabe do que fala, uma vez que também faz competição e participa em corridas de clássicos.

Entre os pilotos da Garagem Aurora estão João Macedo Silva, que corre no Nacional de Clássicos, e Mário Meireles, que corre no Histórico Endurance. Os Porsches deles são decorados com o logótipo da marca das oficinas. Eduardo Santos explica porquê: «Temos todo o gosto em ter os autocolantes da FUCHS nestes dois carros. É a nossa forma de agradecer a colaboração e a ajuda mútua.»

#anecrarevista #anecra #atualidade #aftermarket #lubrificantes #fuchs #fuchslubrificantes #busscomunicação #garagemaurora