10 Conselhos para uma road trip em segurança

10 Conselhos para uma road trip em segurança

Com o verão às portas está a chegar a época ideal para uma road trip. De forma a evitar acidentes, siga as próximas dicas da Liberty Seguros, para uma viagem em segurança.

  1. Não se esqueça de preparar o carro

Antes de qualquer viagem é crucial verificar se o seu automóvel está em boas condições de funcionamento. Neste sentido, deve conferir: pressão dos pneus, estado da bateria, bem como o nível de óleo.

  1. Planeie sempre a sua viagem

Não se faça à estrada sem antes planear a sua viagem: saiba quanto tempo irá demorar e onde terá áreas de descanso em caso de necessidade. Além disso, deve levar consigo água, snacks e um kit de primeiros socorros.

  1. Arrume a sua bagagem de forma apropriada

Garanta que todos os itens estão arrumados de forma segura no seu porta-bagagens e, em caso de transportar carga de risco, tenha em consideração as medidas necessárias para a sua segurança, bem como a de todos os passageiros.

  1. Se estiver cansado não conduza

Descanse bem antes de iniciar uma viagem e faça-a, preferencialmente, durante o dia. Em caso de condução durante a noite e já com algum cansaço, pare numa estação de serviço ou encoste no carro numa berma. Se levar acompanhante, faça uma condução alternada.

  1. Pratique uma condução defensiva

Os condutores devem manter, entre o seu veículo e o que o precede, uma distância de segurança suficiente para evitar acidentes em caso de paragem repentina. Assim, evite comportamentos agressivos durante a condução e esteja sempre atento à condução dos outros automobilistas.

  1. Está ao volante? Não use o telemóvel

É importante ter contactos de emergência acessíveis, mas não utilize o telemóvel enquanto conduz. Coloque-o em silêncio, para evitar distrações. Caso precise de utilizá-lo, pare o veículo numa zona própria para o efeito.

  1. Respeite os limites de velocidade

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes na estrada. Garanta que cumpre sempre os limites de velocidade estipulados – além de ser mais seguro, estará também a fazer um consumo mais eficiente do combustível.

  1. Use sempre o cinto de segurança

Os cintos de segurança são uma das melhores formas de reduzir ferimentos em acidentes de viação. A sua utilização é obrigatória e serve para proteger os passageiros em caso de acidente, por isso, certifique-se de que todos os passageiros o têm colocado durante toda a viagem.

  1. Se beber não conduza

O álcool provoca estados físicos que condicionam a boa condução, por isso, se for viajar, não ingira bebidas alcoólicas.

  1. Verifique o seu seguro

Certifique-se que o seu seguro automóvel está atualizado para o caso de algum imprevisto durante a viagem e que o mesmo cobre eventuais riscos associados ao percurso que vai fazer.

#anecrarevista #LibertySeguros #seguros #LibertySegurosPortugal #mercadousados #anecra #atualidade #comprarcarro