A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa defende que o Governo deveria aprovar medidas para facilitar o investimento da Volkswagen na fábrica de Palmela.
Mais concretamente, os trabalhadores querem que a maior fábrica automóvel em Portugal receba investimentos A Comissão para fazer a transição para o carro elétrico.
“A CT defende que, à semelhança do que aconteceu em Espanha, o Governo português deveria ser mais pro ativo relativamente a este tema”, disse ao JE o coordenador da CT Rogério Nogueira.
“Estamos a falar de cerca de 12 mil trabalhadores na Autoeuropa e no Parque Industrial”, destaca.
A CT da Autoeuropa reagiu assim ao estudo ontem apresentado em Lisboa pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que alerta que Portugal corre o risco de perder o fabrico de modelos elétricos e híbridos para países mais centrais por a sua indústria estar num segmento da cadeia de baixo valor acrescentado, com o sector automóvel português a ser “caracterizado por um controle de custos através da supressão salarial, de baixo investimento na subida na cadeia, de um conteúdo relativamente elevado de elementos importados nas exportações”, segundo a OIT que defende políticas públicas para “tornar Portugal um local atrativo para a produção de veículos descarbonizados”, segundo o estudo citado pelo “Expresso”.
“Estamos a falar de um setor de atividade que direta e indiretamente dá emprego a mais de 60 mil pessoas no país e temos de olhar para este problema com a importância devida, principalmente no que diz respeito às condições de trabalho e aos salários baixos que se praticam no sector”, segundo o coordenador da CT.
“Não temos conhecimento de alguma atividade até agora demonstrada pelo Governo português relativamente a este tema, que em bom rigor nada tem a ver com a proatividade demonstrada pelo Governo espanhol que criou as condições necessárias a nível de investimentos para que a eletrificação fosse uma realidade nas fábricas do grupo”, acrescenta Rogério Nogueira.
O grupo Volkswagen anunciou em maio que vai investir 10 mil milhões de euros em Espanha para produzir carros elétricos e baterias.
Os investimentos vão ter lugar em três fábricas: uma nova construída de raiz em Sagunto, na comunidade valenciana, na fábrica de Martorell em Barcelona, e na fábrica de Pamplona.
Espanha é o segundo maior produtor automóvel europeu atrás da Alemanha.
Fonte: Jornal Económico
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