Stellantis torna-se a segunda maior acionista da Vulcan Energy

Stellantis canergy

Foi anunciado um investimento de capital no valor de 50 milhões de euros da Stellantis na Vulcan Energy Resources, e um alargamento do acordo inicial para 10 anos.

“Fazer este investimento altamente estratégico numa empresa líder no mercado do lítio vai ajudar-nos a criar uma cadeia de valor resiliente e sustentável para a nossa produção europeia de baterias para veículos elétricos”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

O investimento de capital vai ao encontro dos planos que visam um aumento da produção em perfuração da Vulcan nas suas instalações de produção Upper Rhine Valley Brine Field (URVBF).

A Vulcan está já a produzir energia geotérmica a partir do URVBF e planeia produzir hidróxido de lítio com zero combustíveis fósseis e uma pegada de carbono líquida zero, como parte do seu Zero Carbon Lithium™ Project.

“Estamos em total alinhamento com os objetivos de descarbonização e de eletrificação da Stellantis, uns dos mais ambiciosos da indústria. É encorajador ver um fabricante de automóveis líder a investir na produção local de lítio de baixo teor de carbono para veículos elétricos. Tal como o nosso maior ‘offtaker’, estamos ansiosos por aprofundar a nossa relação com a Stellantis como acionista substancial na Vulcan e no nosso negócio Zero Carbon Lithium™”, rede o Diretor-Geral da Vulcan, Dr. Francis Wedin.