Mobilidade sustentável e inteligente em Portugal e Espanha

Mobilidade sustentável e inteligente em Portugal e Espanha

A Fundação Repsol, em parceria com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Câmara Hispano Portuguesa (CHP) e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE), promoveu a “Conferência Ibérica sobre mobilidade sustentável: desafios e oportunidades para a descarbonização da mobilidade”.

Com lugar em Lisboa o evento contou com duas mesas redondas e uma sessão de abertura onde estavam presentes Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana de Portugal, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Brufau, Presidente da Repsol, e ainda, António Saraiva, Presidente da CIP.

“É evidente a necessidade de um salto disruptivo no modo como nos deslocamos e como transportamos pessoas e bens. O futuro da mobilidade será amigo do ambiente, partilhado, conectado e autónomo”, salienta o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana de Portugal.

Na mesma linha de pensamento o Presidente da CIP indica que a “viabilidade e a segurança futura da indústria automóvel na sua transformação para uma mobilidade sustentável foram sinalizadas como prioritárias”.

Na primeira mesa redonda os oradores concordaram com o trabalho rigoroso que está a ser realizados pela administração pública, o setor energético, a indústria dos transportes e a ciência para continuar a avançar no desenvolvimento de tecnologias e serviços para a descarbonização da mobilidade, especialmente através da digitalização, eficiência energética e novos combustíveis.

Posteriormente, na segunda, todos salientaram a força da indústria automóvel em Espanha e Portugal e o caminho a seguir para se tornarem numa referência na nova mobilidade do futuro: descarbonizada, sustentável, digitalizada e autónoma.

#anecrarevista #reciclagem #reparação #ambientes #anecra #atualidade #aftermarket