Citroën Ami | Um sucesso sem fronteiras

Citroën Ami | Um sucesso sem fronteiras

Desde o seu lançamento internacional em abril de 2020, o Citroën Ami tem sido uma surpresa no mercado da micro mobilidade graças à sua conceção como objeto acessível, ao seu percurso de compra online, tal como a de qualquer outro bem de consumo atual, e à sua distribuição alargada através das redes Fnac. Adotado por particulares, profissionais liberais, grandes grupos industriais e de serviços, e com mais de 23.000 encomendas, incluindo o muito exclusivo “My Ami Buggy”, este sucesso da Citroën não conhece fronteiras verdadeiramente. Popular e comunitário, está no centro de muitos eventos como o Milan Design Week e o International Youth Games, este último, realizado este ano em Bruxelas. Já comercializado em nove países da Europa, o Citroën Ami está agora disponível no Reino Unido e na Turquia desde junho.

“O Ami é a verdadeira encarnação do espírito Citroën intimamente ligado à vida quotidiana e à mobilidade dos seus clientes. Estamos empenhados em levar a condução elétrica a todos e estamos extremamente orgulhosos de que o Ami tenha sido um tremendo sucesso tanto na Europa como fora dela”, diz Vincent Cobée, CEO da Citroën.

No mercado português, o Ami vende tanto a clientes particulares como a empresas, com 476 encomendas até à data. É o número um entre os quadriciclos com uma quota de mercado de 37% no final de junho. Entre junho de 2021 e junho de 2022, o mercado português dos quadriciclos cresceu 56%, impulsionado pela chegada do Ami.

Em Portugal, 160 My Ami Cargo juntaram-se à frota de distribuição postal dos CTT. “O My AMI Cargo tem um espaço de carga que se adequa às nossas atividades e às pequenas viagens que precisamos de fazer. Tem autonomia mais do que adequada e a sua velocidade é perfeita para se deslocar nos centros urbanos. As suas dimensões ultracompactas facilitam a circulação nas ruas particularmente estreitas de muitas cidades portuguesas, permitindo aos utilizadores manobrar e estacionar facilmente”, diz João Bento, CEO dos CTT.

Uma ideia muito original conduziu à formação de uma parceria com a Habitat Invest com vista a uma potencial encomenda de mais de 400 Ami como parte da promoção do projeto imobiliário Aurya, em Loures, que inclui um apartamento e um Ami em cada contrato de compra e venda. “Desde o início, o nosso objetivo era posicionar a oferta do empreendimento Aurya de uma forma diferenciadora, incorporando o aspeto ambiental e sustentável e, ao mesmo tempo, fornecendo um serviço útil para os nossos clientes. O Ami enquadra-se perfeitamente na nossa visão inicial, pois representa uma solução de mobilidade urbana que permitirá aos nossos futuros residentes dispor de um veículo limpo para as suas curtas viagens diárias”, diz Luis Corrêa de Barros, Fundador e CEO da Habitat Invest.

A Portway, empresa de ground handling que opera em infraestruturas aeroportuárias portuguesas, comprou onze My Ami Cargo e dois Ami. Estes quadriciclos estão equipados com um painel solar para alimentação de uma tomada de energia a bordo, de um PDA, uma impressora e uma luz sinalizadora. Esta frota de Ami está atualmente a trabalhar no aeroporto de Lisboa e em breve chegará aos aeroportos do Porto, Faro e Funchal. Segundo Helena França, CEO da Portway, “o Ami está perfeitamente adaptado às operações da Portway, especialmente para circular nos pequenos trajetos dentro do perímetro dos aeroportos, um local onde a velocidade de circulação é, também ela, controlada. O seu tamanho compacto torna-o muito ágil nas pistas, o que é essencial para as nossas atividades”.

Em Portugal, o Ami foi eleito “Produto do Ano” na categoria de veículos elétricos por 6.600 consumidores nos prémios anuais organizados pela ConsumerChoice e pela Netsonda. E foi também eleito o “Produto do Ano” na categoria de “Mobilidade Inteligente”, pela Exame Informática, o mais conceituado título nacional na área da Inovação, Ciência e Tecnologia.

O Citroën Ami está prestes a tornar-se um fenómeno em todos os locais onde é comercializado. Atualmente, está disponível em onze países na Europa, África e Médio Oriente, e não vai, certamente, ficar por aí, bem como vai continuar a surpreender-nos.

#anecrarevista #reciclagem #reparação #ambientes #anecra #atualidade #aftermarket #psa #fca #stellantis #atualidade